casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cantinho de Mestre Antonio Curado [ 005 ]

Sergei Tiviakov


Uma pequena homenagem a um GM, que provavelmente virá a Portugal, pela primeira vez, jogar o XIX Torneiro de Vale Cambra, Memorial Pedro Parcerias. Além de ser um dos 100 melhores jogadores do planeta, tem a particularidade de fazer boas e interessantes reportagens pelos lugares onde tem jogado, com paladino e cavaleiro itinerante, em prol da defesa da sua dama, o xadrez.
Sergei Tiviakov, nasceu a 14 de Fevereiro de 1973 em Krasnodar, antiga União Soviética e está naturalizado holandês, é Grande Mestre e foi campeão mundial de sub-16 e sub-18. Actualmente é o Campeão Europeu, ocupa o 79 lugar do “ranking” FIDE, tendo já ocupado o 27º posto. Tem duas publicações sobre xadrez.
  • Sicilian Defence with 2.c3 - Alapin Variation
  • The Maroczy System
Entre as lendas da cavalaria da Idade Média e num universo das melhores gestas arturianas, todos nós, nos recordamos das aventuras do Rei Artur e os Cavaleiros da Tavola, de Sir Lancelote e a Dama do Lago, Percifal e a demanda do Graal, heróis e histórias de venturosos cavaleiros que povoaram a nossa adolescência. No entanto poucos deverão ter lidos as aventuras de Sir Gwdaine e o Cavaleiro Verde, e muito menos as versões holandesas da gesta arturiana com grande relevo para os romances de cavalaria onde o principal heroi, foi Roman van Walenweise, pela pena de Penninc e Pieter Vostaert, que utilizando referências do século XIV, na língua nativa, construíram verdadeiras epopeias sobre a cavalaria da Tavola Redonda com três historias em 11202 versos, em holandês antigo chamado diets(ch) ou duits(ch); Walenweise e o Xadrez Voador, Walenweise e a Dama Hororosa, Walenweise e a Espada dos dois Anéis. As versões, holandesa, francesa e inglesa, misturam por vezes o nome do cavaleiro, sendo conhecido por Walenweise, Walwanius, Gawain, Gauvan, Gawan, sempre precedido do titulo de Sir ...

Provavelmente a BD – Príncipe Valente foi inspirada nas aventuras deste cavaleiro.
Nas versões portuguesas das histórias arturianas, era comum traduzir o nome da personagem para Galvão e precedê-lo pelo título Dom.
É no entanto desconhecido até agora, a existência de qualquer tradução de contos, onde o herói principal seja, Walenweise.
Este cavaleiro é muitas vezes descrito como sendo sobrinho do rei Artur filho de Morgause e irmão de Gaheris, Gareth, Agravaine e Mordred. Possuía um comportamento muito irritadiço e era muito belicoso e tem uma peculiaridade que lhe permite ganhar força física no período que vai das nove da manhã até ao meio-dia.

Sir Gawain é personagem da saga do Rei Arthur e a Távola Redonda, e seu nome é citado pela primeira vez na História regum Britanniae (História dos Reis da Bretanha) - 1136 -, de Geoffrey de Monmouth, onde é chamado Walwanius, e tido como sobrinho do próprio Rei Arthur, e na história de Guilherme de Malmesbury (por volta de 1120), onde se fala do descobrimento de seu túmulo no Castelo de Walwyn, em Pembrokeshire. Nas palavras de Chrétien de Troyes, um dos autores de livros sobre a Távola Redonda: \"À frente de todos os cavaleiros, deve ir o primeiro: Gawain\". Ou ainda, nas palavras de Wace, cronista da corte dos Plantagenetas: \"Grande foi sua nobreza e estatura; não houve nele presunção nem arrogância; fez mais do que contou e deu mais do que prometeu\". A edição canônica de \"Sir Gawain\" foi publicada por Tolkien (o mesmo de O Senhor dos Anéis) juntamente com E. V. Gordon (Oxford, 1952). Neste livro são apresentadas três histórias sobre Sir Gawain, da Távola Redonda, retiradas de edições modernas que seguem rigorosamente a essência dos originais, compiladas pelos mais criteriosos especialistas em história e literatura medieval.

.................................0

Manuscrito e selo holandês de 1966

Vem isto a propósito da última descoberta na temática de Xadrez de um selo holandês de 1966 sobre as referências literárias da Holanda, que apresenta um excerto de um pergaminho circa 1350, onde se vê um cavaleiro medieval. Procurando a imagem desse pergaminho deparei-me com o pormenor de um pouco acima do cavaleiro, haver um tabuleiro de xadrez com 6 x8 casas e mais tarde com as histórias de Roman van Walenweise. O primeiro dos contos, Walenweise e o Xadrez Voador, começa quando no castelo de Camelot, estando a corte do rei Artur reunida, entrou por uma janela, voando, um tabuleiro de xadrez com as respectivas peças dispostas para se iniciar uma partida. Pairando de modo desafiante em frente dos cavaleiros, convidava a iniciar uma partida de xadrez. Como nenhum dos cavaleiros ousasse aceitar o desfio, o tabuleiro voador esgueirou-se novamente pela janela, deixando os cavaleiros atónitos e incrédulos. O rei Artur depois do tabuleiro ter desaparecido, manifestou o desejo de possuir tão precioso conjunto e decretou que após a sua morte, seria rei no trono de Avalon, o cavaleiro que lhe trouxesse tão cobiçada joía, e assim se inicia a aventura.

Coimbra, 2008-09-21 ________António Mendes Curado


Sem comentários: