casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cantinho de Mestre Antonio Curado [ 004 ]

A ORIGEM DO XADREZ - Parte III

Baseado no que diz o grande dicionário chinês "A Haipienne" o jogo do xadrez foi introduzido na China durante o reinado de Wen-ti, nos finais do séc.VI D.C.
Segundo a lenda, o jogo do xadrez chinês Sian-Ki( Jogo real ou jogo dos elefantes), foi inventado circa, ano 174 A.C. por um soldado mandarim, para elevar a moral e reanimar o valor dos guerreiros, abatidos pela crueza do Inverno e pela falta das mulheres e filhos durante a campanha.



O Império de Alexandre Magno


Comentando o que alguém escreveu....


“ou seja os indianos não são plagiadores e gostam de atribuir o mérito onde ele está, por isso nunca se diriam inventores de um jogo se não o fossem.”

  • · Não foram os indianos que afirmaram que o xadrez foi inventado na Índia, quem o afirmou foi Durcan Forbes na sua” HISTORY OF CHESS” de 1860 provavelmente para promover, a então “jóia da coroa britânica” a Índia.
  • · O Conde de Basterat no seu livro “Traité Élémentaire du Jeu des Echecs “ segunda edicção de 1880, comenta – que graças aos sábios ingleses sir Frederic Madden e o Doutor Duncan Forbes, temos noticias de documentos antigos, que nos dão exacto conhecimento da origem do XADREZ.
  • · Esta citação é baseada numa passagem de Bhavishya-Purana e já mencionada em 1801, por sir Guillermo Jones, presidente da Asiatic Researches or Transactions of the Society instituted in Bengal, que afirma – nunca ter visto mencionado o xadrez em nenhum dos livros clássicos da Índia.
  • · A escrita mais antiga que se conhece da Índia (desde Cabul ao golfo de Bengala, território banhado pelas bacias dos rios Indo e Ganges), é atribuída ao rei Asoka que reinava 250 anos A.C.
  • · Depois da conquista de Alexandre e muitos séculos depois parece ter havido na Índia, uma grande afeição pelas ciências e artes estrangeiras assim como pelas curiosidades, instrumentos de música, originárias da Grécia. Segundo Eliano e Dion Crisóstomo, indianos e persas tinham obras de Homero traduzidas para o seu idioma. Filostrato afirma que conheciam os heróis gregos. Os responsáveis por isto seriam provavelmente os gregos de Bactriana, que tiveram possessões no Punjab durante mais de 120 anos. Os reis de Magad´ha escreveram repetidas vezes aos sucessores de Alexandre, por quem foi repartido o território conquistado, pedindo-lhe filósofos e sábios gregos. Ultimamente, o famoso Jaya Singh (1700-1743) Rajá de Jaypur escreveu ao rei de Portugal pedindo-lhe sábios tendo mesmo o rei de França enviado o astrónomo P. Bondier. Este rajá tinha os elementos de Euclides traduzidos em sânscrito e constava em lenda que fora escrito pelo deus-artista Vis’vacarma ó Twashta, obra perdida, mas graças aos seus esforços, recuperada.

António Mendes Curado



Sem comentários: