casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Vírus já se alastrou por milhões....


No seguimento do nosso aviso inicial AQUI, aqui fica a actualização do que tem feito o conficker...

Microsoft oferece recompensa de 193 mil euros pelo criador do vírus Conficker

A Microsoft pôs a cabeça do criador do Conficker a prémio. A multinacional oferece 193 mil euros a quem forneça informações que levem a encontrar o responsável pelo vírus informático.

O Conficker, também conhecido por Downadup, é um vírus que se tem espalhado por milhões de computadores em todo o mundo através da internet ou de dispositivos de armazenamento, como as pen drive. O vírus afecta os computadores que tenham o Windows instalado.

"Esperamos que estes esforços ajudem a controlar a ameaça do Conficker" afirmou o responsável pela segurança da Microsoft, George Stathakopoulos.

Apesar da Microsoft ter lançado actualizações para a protecção contra o Conficker, espera também que essas actualizações sejam espalhadas pelos consumidores através da difusão desta notícia de recompensa.

“Criar software malicioso como este é um acto criminoso”, disse outro responsável pela segurança da empresa, Cliff Evans, ao “Times Online”. “Nós queremos trazer os criminosos para a justiça”, acrescentou.

Segundo o jornal britânico, esta não é a primeira vez que a Microsoft oferece uma recompensa pela captura de criminosos deste género. Em 2003 foram oferecidos cerca de 390 mil euros pelos autores de outros vírus muito difundidos na altura, o Blaster e o Sobig. Em Maio de 2004, a Microsoft pagou 193 mil a euros a um grupo de estudantes alemães, cujo colega de turma, Sven Jaschan, foi o autor de outros dois “worms” informáticos famosos, o Sasser e o Netsky. Jaschan ficou nove meses em liberdade condicional.

De acordo com o “Times” existe um aspecto peculiar em todo este caso que é não se saber precisamente para que é que o Conficker serve. “É como se alguém tivesse reunido um exército de computadores à volta do mundo, mas ainda não decidiu para onde apontá-los”, referiu Graham Cluley, um especialista em segurança , ao diário inglês.

“Se eles [os criminosos] não estiverem assustados, não são 193 mil euros que vão proteger qualquer informação. Precisamos de nos lembrar que as pessoas por detrás de u m ataque como estes são criminosos organizados. Já não estamos a lidar com adolescentes com borbulhas na cara”.

Fonte: Lusa, PÚBLICO

Como actua o conficker ?

(Click na inagem para aumentar...)

O Conficker é um tipo de vírus muito semelhante aos utilizados há anos e que causaram grandes epidemias como 'I love you' ou 'Melissa'. Eis a lista cronológica dos dez mais destrutivos ou mais caros, entre o milhão de vírus criados até hoje:


  • CIH (1998)
  • Melissa (1999)
  • I love you (2000)
  • Code Red (2001)
  • SQL Slammer (2003)
  • Blaster (2003)
  • Sobig.F (2003)
  • Bagle (2004)
  • MyDoom (2004)
  • Sasser (2004)

Portanto, tenham sempre o anti-virus e anti-spyware actualizado porque nós não queremos que deixem de nos visitar ! :)

.

Sem comentários: