casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 10 de agosto de 2008

Cantinho do Mestre António Curado [ 001 ]

É sempre com enorme prazer que publicamos textos que nos são enviados pelo Mestre António Curado - Coimbra. O nosso blog, estará sempre aberto à publicação de trabalhos com a reconhecida qualidade com que sempre nos presenteia. A partir de agora vamos numerá-los, sendo este o primeiro de muitos.


Curiosidades... e coleccionismo.


Estes selos da República da Africa do Sul, emitidos em 1960 e 1961 com valores diferentes, depois ser adoptado o sistema decimal, nada tem a ver com o jogo do xadrez. No entanto as figuras representadas são parecidas com: Tarrasch, Blackburne, Smyslov, Botvinnik, Capablanca, e Leonard Barden. As figuras retratadas são antigos primeiros-ministros da Africa do Sul e o último do lado direito é Hendrik Verwoerd.Vem isto a propósito, de ter visto numa exposição de selos de xadrez já lá vão uns anos, uma temática sobre o Jogo do xadrez, onde foi incluído um selo sobre determinada personagem famosa, com o seguinte comentário; – personagem famosa que não sabia jogar xadrez.



Este selo da Mongólia de 1986 dedicada ao Campeões do Mundo de Xadrez, que reproduz a imagem do 4º Campeão Alexandre Alekhine e a posição de uma partida sua jogada em Baden Baden em 1925 contra Richard Reti, ( 28-05-1889, 06-06-1929).
O selo tem um erro ( lance 40... Cd4) o peão que se encontra em h7 deve estar em f7.
Reti jogador austro-húngaro, nascido em Pezinok e mais tarde de nacionalidade Checoslováquia, morreu em Praga, de escarlatina. Ligado ao seu nome, a Abertura Reti, ainda hoje é famosa 1. Cf3 d5 2. c4

(41) Reti,R - Alekhine,A [A00]
Baden-Baden Baden-Baden, 1925


* Pode ver esta partida AQUI amplamente comentada

Kasparov considera esta partida um verdadeiro diamante, mesmo uma das mais brilhantes da história do xadrez e que conquistou o coração de milhões. Alekine considerou esta partida, uma das melhores da sua carreira. Por curiosidade não recebeu qualquer prémio de beleza, porque nesse torneio não havia prémio de beleza.

( informações retiradas do livro de Garry Kasparov, OS MEUS GRANDES PREDECESSORES, volume I, Editora SOLIS, SP Brasil, versão em português, 2004. ISBN 85-98628-01-08

Coimbra, 2008-08-09 António Mendes Curado

Sem comentários: