Carlos Oliveira - Victor Ferreira
O Victor escolheu a pior altura para aceitar o empate. É verdade que estavam os dois apertados por tempo, mas os lances eram todos "ao toque".O xadrez é mesmo assim, e só os computadores jogam os lances sem emoção. Sugiro que vão para o final da partida e vejam naquela posição as minhas sugestões:De vez em quando devemos louvar os Deuses
As brancas tinham vantagem da qualidade, mas como pode ser visto, na análise têm de agradecer aos Deuses a repartição do ponto. Alguém discorda? O Victor se tivesse ganho, ficaria com 6 pontos e em posição privilegiada para ser apurado para a Fase final do Nacional. Seria um justo prémio.
O nosso blog tem as caixas de comentários disponíveis.
Análise: Lance 76....Dd3 77 Re1 (não pode jogar Rg1 por causa do duplo Ch3) Db1 78 Rd2 Db2+ 79 Rd1 e as pretas ganham a Dama branca! (Re3 ou Re1 ?? mate em 1)
O lance 51 das brancas é outro erro, que o Victor não aproveitou. Se em vez de Tg8 tem jogado Rg7, as pretas teriam vantagem decisiva. As brancas são obrigadas a jogar Th4 e depois de Ce2 as pretas ficam nitidamente melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário