O dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo, , no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França.
S. Martinho foi, durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado desde o séc. V por uma Basílica (sucessivamente destruída e reconstruída) em Tours, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população.
O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.
LENDA DE SÃO MARTINHO
O porquê do "Verão" de S. Martinho ?
Um dia, de regresso a casa, cavalgava debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caiam furiosamente, o vento, furioso, uivava e o frio parecia esmagar os ossos.
Ao longe, avistou um mendigo que, quase nu, se confundia com os troncos mirrados e enegrecidos na beira da estrada. Este, estendia um braço descarnado em busca de algum auxílio que o salvasse de uma morte certa.
O general ao ver o mendigo, ficou de coração apertado por tamanha desgraça e comoveu-se.
Desceu do cavalo, desprendeu a espessa e quente capa que o protegia e, com um golpe seguro de espada, dividiu-a em duas partes.
Estendeu uma das metades ao mendigo e agasalhou-se o melhor que pode com a restante.
Então, o bom Deus , ao presenciar este gesto, fez desaparecer a tempestade. O céu ficou límpido e surgiu um sol de estio, cheio de luz e calor. Nos três dias que ainda durou a viagem, um Sol radioso acompanhou o general .
Todos os anos, em Novembro, somos presenteados com, pelo menos, três magníficos dias de Sol , para que a memória dos homens, tantas vezes curta não se esqueça do gesto que salvou a vida ao mendigo. – É o Verão de S. Martinho.
Em dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho!
Com Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho !
Assim, a Casa do Xadrez convida-os a aparecerem por Alpiarça, na sua sede, dia 14, pelas 22h00m, para provarem o vinho e umas castanhinhas assadas !
Claro, é melhor também levarem castalhas assadas... porque vinha há muito, castanhas assadas é que não.
Quanto a tabuleiros de xadrez para levarem "porrada", também há muitos! ah ah ah....
Claro, é melhor também levarem castalhas assadas... porque vinha há muito, castanhas assadas é que não.
Quanto a tabuleiros de xadrez para levarem "porrada", também há muitos! ah ah ah....
P.S.: Já agora... a Feiro do Cavalo na Golegã está a começar ! É um bom sítio para se provar o vinho e as castanhas...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário