casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 16 de novembro de 2008

Classificação: III Torneio Santander Totta







Disputou-se ontem o III Torneio Interbancário de Xadrez do Grupo Desportivo Santander Totta.



(a Casa do Xadrez trouxe os prémios quase todos...)


Haviam 4 favoritos principais à vitória: o Manuel Almeida (2043 – nº1 do torneio por ELO), o Pedro Vinagre (nº2), o Luís António (nº3) e o Pedro Diogo (nº4).

A organização não emparceirou os jogadores por ELO mas a estimativa esteve muito perto da realidade (claro que o Pedro Diogo devia ter ficado à frente do Luís António mas...como eles dizem... foi por elo bancário). Ahahahahah...

A prova começou logo com a 1ª surpresa, o Pedro Diogo perdeu na mesa 4 com o João Gama do BPI, todos os outros favoritos venceram.

Na 2ª ronda, mais do mesmo, os favoritos venceram todos (o M. Almeida na mesa 1, o Vinagre na 2, o Luís na 3 e o João Gama na 4.

Na 3ª ronda, a última antes de almoço, começaram a defrontar-se os favoritos, na mesa 1 o M. Almeida vencia o João Gama, na 2 o Vinagre superava o Luís António, e o P. Diogo na 3 lá ia vencendo os jogos após o percalço na ronda 1.

Assim, na 4ª ronda, defrontaram-se, na mesa 1, os únicos jogadores com 3 pontos em 3, tendo o Vinagre perdido de negras com o M. Almeida, que assim assumia o comando isolado do torneio com 1 pt de avanço a apenas 1 ronda do fim.
Na mesa 2, o P. Diogo vencia o José Pascoal e chegava-se à frente, e na 3 o Luís António vencia o João Gama.

Assim, antes da última ronda tínhamos:

1º M. Almeida 4 pts

2ª Pedro Vinagre 3 pts

3º P. Diogo 3 pts

4º L. António 3 pts

Na última ronda, o Pedro Diogo joga contra o M. Almeida de brancas, na mesa 1, enquanto o Vinagre na 2 jogou com outro outsider, o José Andrade, e o Luís António com o bem "chatinho" Cidreiro Lopes na 3 (que o Pedro Diogo já tinha defrontado na ronda 3).

Assim, o Vinagre e o Luís venciam facilmente contra jogadores mais fracos e faziam 4 pts, logo esperavam a vitória do P.Diogo para discutir a 4 o 1º lugar (Almeida, P.Diogo, Vinagre e Luís - todos com 4 pts), que neste caso seria decidido por desempate. A acontecer esta possibilidade ganharia o Vinagre com melhor desempate e o Pedro Diogo faria 2º.

A estratégia do Pedro Diogo foi jogar ao ataque, o Manuel Almeida adoptou a Defesa Berlinense. Mesmo assim não conseguiu vencer o M. Almeida, acabando por empatar já numa posição estéril e com pouco tempo no relógio.

O M. Almeida é um jogador forte e seguro, e mereceu vencer o torneio.

Assim, como conclusão da Casa do Xadrez:
- o Vinagre só perdeu com o Almeida
- o Luís só perdeu com o Vinagre
- o P.Diogo só perdeu com o João Gama, que lhe acabou por ser decisivo para lhe "estragar" o torneio logo na ronda inaugural.


Aqui fica a Classificação Final...

...e umas fotos do pessoal da Casa Do Xadrez... que trouxe a "lataria" quase toda ! Bolas... que não podem sair de casa!




.

Sem comentários: