casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Press Release: Ivanchuk vs. Carlsen



A conferencia de imprensa depois do Ivanchuk-Carlslsen conseguiu ser quase tão interessante como o próprio jogo entre dois. Começou Carlsen, dizendo que estava contente com o empate porque tinha saído pior da abertura, e teve que sacrificar um peão para equilibrar a posição. Disse ainda que houve uma parte em que ambicionou ganhar, mas por ter sobre estimado a sua posição acabou aflito para empatar. Sustentou ainda que não tinha aceite o empate ao lance 31 proposto por Ivanchuk por considerar que isso seria pouco profissional, algo em que foi no mínimo muito pouco elegante para com Ivanchuk, pois se há jogador que joga sempre para tentar ganhar é o ucraniano. Enquanto ele dizia tudo isto, o chukie estava completamente ausente, absolutamente alheado do que tudo o que o norueguês ia dizendo. Chega a sua vez de falar e diz que estava convencido que tinha tido uma posição quase vencedora no final e que deve ter falhado em qualquer lado, e que quando viu o lance 3....d5, que introduz a defesa Grunfeld, decidiu ir dar uma vista de olhos e esperar vários minutos para responder porque os jogos do Kramnik com o Aronian e do Svidler com o Gelfand porque estavam a ser muito interessantes( insinuando assim que quando viu que ia jogar de brancas contra a Grunfeld percebeu imediatamente que não iria perder). Mas a pérola ficou reservada para o fim. Perguntam-lhe: com quem é que jogas amanhã? Ele responde: não sei, no hotel o meu segundo vai-me dizer, e desata-se toda a sala a rir às gargalhadas. Ou seja querem pouco profissionalismo cá vai disto. Uma estalada moral e psicológica bem merecida a Magnus Carlsen.
 
A conferencia de imprensa depois do jogo Ivanchuk vs. Carlslsen (ver ultimo post aqui publicado esta manhã) conseguiu ser quase tão interessante como o próprio jogo entre dois. 
Começou Carlsen, dizendo que estava contente com o empate porque tinha saído pior da abertura, e teve que sacrificar um peão para equilibrar a posição. Disse ainda que houve uma parte em que ambicionou ganhar, mas por ter sobre estimado a sua posição acabou aflito para empatar. Sustentou ainda que não tinha aceite o empate ao lance 31 proposto por Ivanchuk por considerar que isso seria pouco profissional, algo em que foi no mínimo muito pouco elegante para com Ivanchuk, pois se há jogador que joga sempre para tentar ganhar é o ucraniano. Enquanto ele dizia tudo isto, o 'chukie' estava completamente ausente, absolutamente alheado do que tudo o que o norueguês ia dizendo. Chega a sua vez de falar e diz que estava convencido que tinha tido uma posição quase vencedora no final e que deve ter falhado em qualquer lado, e que quando viu o lance 3....d5, que introduz a defesa Grunfeld, decidiu ir dar uma vista de olhos e esperar vários minutos para responder porque os jogos do Kramnik com o Aronian e do Svidler com o Gelfand porque estavam a ser muito interessantes (insinuando assim que quando viu que ia jogar de brancas contra a Grunfeld percebeu imediatamente que não iria perder). Mas a pérola ficou reservada para o fim. 
Perguntam-lhe: com quem é que jogas amanhã? 
Ele responde: não sei, no hotel o meu segundo vai-me dizer, e desata-se toda a sala a rir às gargalhadas. 
Ou seja querem pouco profissionalismo cá vai disto. Uma estalada moral e psicológica bem merecida a Magnus Carlsen.

by 'xadrez scp'
Aqui fica essa partida novamente e comentada... 
  




2 comentários:

Anónimo disse...

Declaração de interesses: Apesar de reconhecer o génio de Carlsen, continuo a preferir Ivanchuk, para mim o mais fantástico jogador da sua geração e o maior campeão sem título.

Não obstante, este post tem um erro de interpretação: O que Carlsen disse na realidade após a proposta de empate foi que subestimou a posição de Ivanchuk e, por isso, recusou o empate, o que consistiu numa falta de profissionalismo (da sua própria parte).

António Castanheira

Anónimo disse...

Bom dia António Castanheira,

Obrigado pelo seu contributo e opinião.

Eu também achei que essa declaração nada tinha a haver com o que o Carlsen nos tem habituado. Só podia ser engano ou má interpretação.

Cmpts,