casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Os decotes estão proibidos no Xadrez !

http://judao.mtv.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Decote_xadrez.jpg

(achei que esta foto era apropriada novamente :)
Também concordam, não é ? )




É oficial ! Os decotes estão proibidos em partidas de xadrez na Europa !

A ECU decidiu que deve haver um 'dress code' para que o jogo mantenha sua classe e distinção.... E para que cabeça se mantenha focada no 'Xadrez' e não... noutros... lados.

A decisão foi comunicada pela secretária geral da entidade, Sava Stoisavljevic, que diz ter ouvido reclamações do público e de técnicos da modalidade.

Nenhum jogador alguma vez - que fique claro - jamais reportou oficialmente um decote pela sua derrota, disse Stoisavljevic.

A regra visa manter a elegância porque, de acordo com a secretária geral, há pessoas que vão jogar como se estivessem a ir para à praia. Tem de haver mínimos!


(...) Camisas estejam no máximo com o segundo botão aberto, além do botão superior. Mas nada está escrito nas regras sobre comprimento de saias ou vestidos. Há muitas empresas que não permitem nada mais curto do que 5 a 10 centímetros acima dos joelhos, por exemplo. E vejo que há muitas jogadoras que usam saias bem curtas. (...) acredito que deva haver um limite.” afirmou Stoisavljevic.

O primeiro torneio com as novas regras foi o Campeonato europeu feminino de xadrez realizado recentemente na Turquia.

Ainda sobre este tema, há uns dias afirmou um caríssimo Anónimo comentando num dos artigos do nosso blog:

« Outra novidade em matéria de códigos, é o Dress Code para jogadores de xadrez introduzido pela ECU.

http://eiwcc2012.tsf.org.tr/images/stories/files/Appendix%201.pdf


O único ponto que não concordo a ser aplicado a nível europeu é um jogador não poder usar chapéu mas se for por questões religiosas já pode! É certo que em certos países fora da Europa teria de ser assim mas dentro do espaço europeu a meu ver ou podiam todos usar ou ninguém e questões religiosas ficariam fora da sala de torneios porque desta forma se dá primazia a alguém poder usar em detrimento de alguém que queira usar um chapéu comum, embora também não concorde com usos de chapéus dentro dos torneios. Quanto ao resto acho muito bem. Este será um tema muito interessante a seguir com cuidado consoante as alterações que se vão produzindo pois a arabização da Europa será outro tema quente de futuro no debate do que se poderá proibir ou permitir. Em Inglaterra já se anda a falar na Sharia aplicada a leis financeiras. Será necessária muita atenção á permissividade com que se vai deixando permiar aos poucos a cultura ocidental. Em termos genéricos o Dress Code aplicado ao xadrez é positivo para se acabar com imagens negativas que separavam o xadrez dos outros desportos. »

.

4 comentários:

Anónimo disse...

O fundamentalismo chegou ao xadrez.Vamos ter de continuar a jogar com gajas tipo homem, ou com tipos com ar de lunático?
A Gay(ada) chegou ao xadrez!

Anónimo disse...

Um site para jogar On-line....
Teste...
http://www.chessfriends.com/

Anónimo disse...

O problema dos fundamentalismos é chegarem com pézinhos de lã nas pequenas coisas e aproveitarem a falta de lideranças para aos poucos irem minando a sociedade. Para mim, os chapéus religiosos ficavam igualmente lá fora ou entravam todos (religiosos e comuns). São as pessoas que se têm de adaptar ás regras dos países e não o contrário. Uma sala de torneio onde se vai trabalhar não é uma igreja. Que farão se um jogador se ajoelhar no meio de um torneio a rezar só porque para ele está na hora e são segundo ele questões religiosas? Na sociedade num banco ninguém atende clientes de chapéu! Também numa sala de aula isso não deve acontecer. A regra só demonstra uma fraqueza de lideranças ou de visão para a modalidade. Fraquejam perante a questão religiosa, não sabendo nós também quem é que idealizou a regra, uma vez que apareceu nos campeonatos europeus na Turquia (país fora de UE) e criam excepções o que causa sempre diferenças de tratamento. Não vejo porque é que o Kamsky que é um GM de topo e anda há anos no xadrez não pode usar o seu chapéu ou uma mulher não pode usar uma boina ou até alguns bonitos chapéus e ao mesmo tempo se permite por razões religiosas. Já as calças de ganga rasgadas ou odores é algo compreensível. Dá ideia que fizeram a regrinha em cima do joelho algo á pressa e sem pensar como é costume também nas lideranças do xadrez. Pelo menos temos a troika do Kasparov a impor o xadrez nas escolas. Salve-se algo de positivo.

Anónimo disse...

A Sava Stoisavljevic que até uma loira engraçadinha não deve querer concorrência :)