casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 6 de março de 2012

Europe Echecs inova e adere ao QR !

A revista francesa de Xadrez 'Europe Echecs' já vai no seu 54º ano de publicação ! É uma das revistas mais conceituadas e de melhor qualidade sobre Xadrez, inova agora ao aderir ao QR. Assim para alem de manter a publicação em papel, passa a ter uma versão electronica via QR !

O QR Code é a abreviatura de Quick Response Code, que é uma especia de codigo de barras a duas dimensões. Foi um codigo usado ao principio pela industria automóvel, ams que está a expandir-se mundialmente devido a facilidade de uso e leitura bem como devido à grande capacidade de armazenamento (que é muito superior ao tradicional codigo de barras).





Como vai funcionar ? Primeiro tem de se fazer download do QR Code Reader para o seu iPhone, iPad, BlackBerry ou Android Smartphone. Há montes destes programas online gratuitos.
Depois é só abrir a Europe Echecs numa página e fazer o scan do QR Code da partida que quiser passar e rever no seu aparelho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Outra novidade em matéria de códigos, é o Dress Code para jogadores de xadrez introduzido pela ECU.

http://eiwcc2012.tsf.org.tr/images/stories/files/Appendix%201.pdf

O único ponto que não concordo a ser aplicado a nível europeu é um jogador não poder usar chapéu mas se for por questões religiosas já pode! É certo que em certos países fora da Europa teria de ser assim mas dentro do espaço europeu a meu ver ou podiam todos usar ou ninguém e questões religiosas ficariam fora da sala de torneios porque desta forma se dá primazia a alguém poder usar em detrimento de alguém que queira usar um chapéu comum, embora também não concorde com usos de chapéus dentro dos torneios. Quanto ao resto acho muito bem. Este será um tema muito interessante a seguir com cuidado consoante as alterações que se vão produzindo pois a arabização da Europa será outro tema quente de futuro no debate do que se poderá proibir ou permitir. Em Inglaterra já se anda a falar na Sharia aplicada a leis financeiras. Será necessária muita atenção á permissividade com que se vai deixando permiar aos poucos a cultura ocidental. Em termos genéricos o Dress Code aplicado ao xadrez é positivo para se acabar com imagens negativas que separavam o xadrez dos outros desportos.