O programa Rybka, vencedor dos últimos quatro Campeonatos Mundiais de Xadrez para computadores, perdeu todos os títulos porque o seu criador foi acusado de plagiar o programa. Vasik Rajlich, que mora na Polónia, foi proibido de participar em todas as competições com software de sua autoria. As informações são do jornal "The New York Times".
Segundo a Associação Internacional de Jogos de Xadrez para Computador, o responsável por organizar os campeonatos, Rajlich usou o código fonte dos programas gratuitos Crafty e Fruit, violando a Regra número 2 das suas diretrizes, que determina que os programas ou são originais ou devem indicar os programadores do trabalho utilizado.
Para Mark Lemley, professor de Direito de Stanford e especialista em ciência e tecnologia, como os programas são gratuitos, Rajlich não teria cometido nenhum crime caso tenha copiado parte do código. No início do ano, quando surgiram as primeiras notícias a respeito do Rybka, o autor escreveu num fórum no site do seu programa que "O Rybka é e sempre foi um código totalmente original". Porém, de acordo com David Levy, presidente da Associação Internacional de Jogos de Xadrez para Computador, Rajlich foi convidado a defender-se, mas recusou.
Plágio de um código de um jogo de xadrez entre fabricantes não é novidade. No ano passado, o programa SquarknII foi proibido de participar de campeonatos quando foi constatado que ele se distinguia em apenas três aspetos de outro software.
in Tabuleiro de Xadrez
Sem comentários:
Enviar um comentário