casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Faro e Benfica fecha a porta à Secção de Xadrez



Antes de entrarmos na notícia propriamente dita façamos um preâmbulo:

“Longe vão os tempos em 1973, que tendo eu 12 anos na altura, juntamente com o João Rolo conseguimos levar novamente o Hóquei em Patins para este clube! Na altura estava no bar um Sr. Chamado Zé que era antigo campeão de ciclismo, pequeno de corpo mas grande de carácter! Nesse tempo, a direcção revelava-se mais compreensiva na ajuda às actividades amadoras. Depois juntaram-se o Hélder e o Eduardo Beldade, e fundámos a Secção de Hóquei em Patins. Até um peditório fizemos para comprar as caneleiras do guarda-redes que custavam 5 contos na altura, decorria o ano de 1973! Depois mantive-me no clube, de 1979 até 1983, e passei a jogar xadrez na secção do mesmo, tendo alcançado nesse tempo a minha primeira vitória no campeonato do Algarve, findo o qual a secção fechou só abrindo novamente em 1998. Pois bem, esses tempos românticos acabaram! E agora parece que tudo se mede em interesses económicos, mesmo para clubes que devem receber ajuda das autarquias e que são de interesse público (?), para acolherem actividades amadoras”.
Segundo informação do nosso seccionista Carlos Fantasia de Sousa, numa decisão lamentável e no mínimo polémica, a direcção (?) do Sport Faro e Benfica decidiu “puxar o tapete” aos jogadores de xadrez que há mais de 12 anos representavam esta antiga colectividade em Faro, entre os quais muitos jovens que ali mantinham uma actividade regular da prática deste jogo Ciência.
Também é de referir o pouco interesse que nos últimos tempos o clube votou à modalidade, sendo mesmo a que mais projectou o Faro e Benfica a nível Nacional. No mês passado, a equipa principal de xadrez do Sport Faro e Benfica venceu a Zona Sul da II divisão, assegurando assim o seu regresso à I divisão, foi impedida de participar na fase final em Vila Nova de Gaia, devido à não comparticipação financeira do clube, que se cifrava em cerca de 300 euros, a quantia necessária à participação nesta competição. Em nome dos jogadores de xadrez do clube, na qual jogavam na equipa principal alguns Mestres Espanhóis de renome, lamento profundamente tal atitude unilateral. O xadrez existia no Faro e Benfica
desde 1998 e apesar de alguns títulos conquistados a nível nacional, que levaram o nome do clube a toda a gente, nunca nenhuma modalidade o conseguiu de forma tão notória, parece que algumas pessoas ainda preferem os “Petiscos do bar” do que um pouco de ciência e cultura! Prova disso a foto da secção nunca ter estado na parede, onde figuram algumas modalidades! Xadrez um desporto menor?
O xadrez do Faro e Benfica foi finalista em 2006/2007 da Taça de Portugal e semi-finalista em 2005/2006 militou na primeira divisão até ao ano passado, altura em que desceu na secretaria, tendo regressado este ano ao convívio das melhores equipas nacionais. Durante estes doze anos, teve alguns jovens campeões nacionais, nomeadamente: Nuno Guerreiro, e Ricardo Duarte, e muitos outros classificados nos 3º primeiros lugares, como Tiago Candeias, Vasco Diogo, ou Manuel Neves. Campeões Distritais Absolutos João Pacheco e José Paulino. Levou o nome do clube ao país e ao estrangeiro através dos torneios em que os seus jogadores participavam, muitas das vezes às suas próprias custas.

José Paulino

Sem comentários: