casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cantinho de Mestre Antonio Curado [ 006 ]

Vinho, Cavalos, Selos e Xadrez

Ainda a propósito do vinho BRIDÃO, que é nome de uma peça de arreios equestres, e significa “freio”, já tenho três variantes em branco, vermelho e dourado. Mas como há pouco tempo mandei as imagens e estes comentários, que se seguem, para um “fórum” de filatelia, de que faço parte – selos-postais.com, AQUI lembrei-me de as enviar também, para a CASA DO XADREZ.
O tema quinzenal, eram cavalos e como tal, liguei-os ao xadrez: -Penso que ao apresentar selos de um tema qualquer, devo acompanhar estes com alguns comentários sobre o conteúdo do selo.
O tema cavalos, é muito vasto, não entrando sequer nas variantes de primos asininos e muares, nas imagens, nos símbolos e padrões, géneros e famílias, aqui vos deixo com alguns dos meus selos: Cavalos em mármores do Partenon, também conhecidos por Mármores de Elgin, foram levados por Thomas Bruce, Lord Elgin, em 1806( Elgin também é uma marca de whisky de malte, das White Horse Destilaries), para a Grã-bretanha e encontram-se no Museu Britânico em Londres.

Bloco de selos da Grécia

Muitas das vezes os símbolos da cavalaria medieval são utilizados para promover competições de xadrez, pela tradução que o nome da peça “Cavalo” tem no inglês “ Knight” cavaleiro.



Selos da Ucrânia – Luxemburgo - Eslovénia

As cabeças dos cavalos do Partenon, inspiraram Nathaniel Cook e John Jaques em 1849 a criarem um estilo de peças de xadrez, que Howard Staunton, popularizou e hoje tem o sue nome e são o modelo oficial F.I.D.E., em todas as competições de xadrez.

Cavalos de raça Lipican, ( Eslovénia) cuja característica é nascerem castanhos ou pretos e com o crescimento, irem ficando brancos. A silhueta foi aproveitada para promover a Olimpíada de Xadrez em Bled, em 2002.

António Mendes Curado

Sem comentários: