casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Mirante: Casa do Xadrez com honras de 1ª Página !


click nas imagens para as aumentar...


Aqui fica o texto completo da notícia para mais fácil leitura:


« Desporto

Jogadores juntam-se todas as sextas-feiras à noite para descomprimirem de uma semana de trabalho e aproveitam para treinar

Clube de Xadrez de Alpiarça sobe à segunda divisão nacional


Jogadores entre os 29 e 61 anos, com diversas actividades profissionais, mas sobretudo amantes do xadrez, juntam-se semanalmente com olhos postos nos tabuleiros e nas peças. Juntam o puro amadorismo ao sucesso desportivo em Alpiarça.


Todas as sextas-feiras à noite os jogadores do Clube de Xadrez de Alpiarça cumprem o mesmo ritual. Juntam-se na sede do clube no primeiro andar do edifício onde até à década de 70 funcionou a escola primária. Jogam partidas de xadrez, dando indicações das melhores tácticas e apontando os erros das jogadas.

Em cima da mesa da sala dois tabuleiros de xadrez prontos a serem utilizados. Os relógios cronometram o tempo para as partidas serem o mais aproximado possível com os campeonatos que disputam. O whisky, as cervejas e os cigarros ajudam a estimular o raciocínio das jogadas e a descomprimir de uma semana de trabalho. Na estante, junto à janela que dá acesso à varanda, a maior parte dos livros apresenta possíveis jogadas de xadrez e a continuidade dessas jogadas.

A equipa de xadrez de Alpiarça conquistou o primeiro lugar da sua série disputando a segunda divisão nacional da modalidade na próxima época desportiva. Um lugar pelo qual lutavam há algum tempo desde que há três anos desceram à terceira divisão nacional por questões administrativas. “Há três anos a Federação emitiu um novo regulamento em que as equipas que não tivessem jogadores jovens inscritos e a participarem nas provas teriam que descer de divisão. Foi uma injustiça mas não tivemos hipótese porque não tínhamos jogadores com as idades que eles queriam”, justifica Pedro Vinagre.

“O xadrez não é para cromos nem para inteligentes”

Apesar de se chamar Clube de Xadrez de Alpiarça a maioria dos jogadores é de Santarém, sendo que um é de Rio Maior. A equipa começou por jogar, na década de 70, em Santarém. Entretanto, quando a autarquia lhes retirou a sala onde treinavam e mudaram-se para Rio Maior onde jogaram durante vários anos. Há cerca de cinco anos um dos colegas de Alpiarça arranjou um espaço na vila e a formação mudou-se para a localidade alterando também o nome da equipa.

A Casa do Xadrez de Alpiarça é composta por vários jogadores com idades entre os 29 e 61 anos, com diferentes profissões. Informáticos, professores, bancários, antigos oficiais da Marinha juntam-se semanalmente para desfrutarem de uma paixão comum: o xadrez. Os jogadores concordam que o xadrez ainda é visto por “muita gente” como um bicho-de-sete-cabeças mas garantem que essa teoria não passa de um mito. “O xadrez não é só para cromos nem para inteligentes. O xadrez é para todas as idades para inteligentes e menos inteligentes. É um jogo que é tudo menos parado. Quem está dentro do jogo sente a movimentação que se passa em cima de um tabuleiro”, esclarece Luís António, auditor bancário.

Luís António garante ainda que o xadrez desenvolve e estimula o raciocínio humano e que vários estudos realizados provam que os alunos que praticam xadrez apresentam melhores resultados a nível de aprendizagem. “Em vez de oferecerem playstations podem oferecer um tabuleiros com as peças de xadrez. É mais barato e mais enriquecedor”, garante Pedro Vinagre.

O próximo objectivo da Casa do Xadrez de Alpiarça é regressar à primeira divisão nacional onde já jogou durante vários anos. Os jogadores têm noção que será difícil manterem-se na primeira divisão uma vez que a maioria dos participantes joga a um nível profissionais e as suas vidas profissionais não lhes permite dedicarem-se à modalidade a tempo inteiro. O grupo prefere continuar a manter o seu ritual de se juntarem todas as sextas-feiras pela madrugada dentro a conviverem enquanto estimulam o cérebro com mais umas partidas de xadrez. »


por jornal O Mirante

1 comentário:

Link de Qualidade disse...

Parabéns para vocês, espero participar de um clube de xadrez algum dia, por enquanto, apenas divulgando um pouco o Xadrez.