casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mestre João Cordovil: uma Proposta de novo Quadro de Competições de Xadrez em Portugal



Em vésperas do Encontro Nacional de Xadrez e depois de "ouvir" António Russo, também o Mestre João Cordovil deu uma entrevista ao blog "Ala de Rei", que aqui transcrevemos parcialmente...


Não deixem de a ler na sua totalidade, AQUI!


PROPOSTA DE UM NOVO QUADRO DE COMPETIÇÕES EM PORTUGAL


O Campeonato de Portugal por Equipas deixará de estar dividido em três divisões e será disputado numa única competição por Sistema Suíço de emparceiramento em duas fases.


1ª Fase:

Até 128 equipas a prova realizar-se-á em seis sessões, com duas jornadas de sessões duplas (2ª. e 3ª, 4ª. e 5ª).


2ª Fase:

As quatro primeiras equipas ficarão apuradas para um torneio final (com três jornadas) para decisão do título. As diferenças pontuais que os finalistas eventualmente registarão na fase prévia só servirão para efeitos de desempate na fase final.

Com mais de 128 equipas a prova também será realizada em seis sessões, com duas jornadas de sessões duplas (2ª e 3ª, 4ª e 5ª), mas será dividida em dois grupos, de força estimada equivalente, apurando-se os dois primeiros de cada grupo para um torneio final (com três jornadas) para decisão do título.

Neste caso as diferenças pontuais registadas na fase prévia não serão contabilizadas para desempates.

Classificações (do 5º ao 8º e do 9º ao 12º lugar)

Será possível estabelecer classificações finais do 5º. ao 8º postos (e do 9º. ao 12º) caso [os organizadores assim o entendam e] o Regulamento o preveja aplicando-se idênticas fórmulas de apuramento para as respectivas finais.

Inscrições

Os clubes só poderão inscrever uma equipa, excepto no caso de número ímpar de concorrentes e caso os organizadores pretendam preencher essa vaga com uma segunda formação.

Norma transitória:

Se este formato for utilizado na época de 2010/2011 e se se pretender voltar ao antigo em 2011/2012 as equipas mantém as posições (divisões) que conquistaram na presente época de 2009/2010.

Caso se aplique novamente o Sistema Suíço (2010/2011) acima proposto passam a vigorar, como direitos adquiridos, as classificações alcançadas nesse último ano para efeitos de eventual regresso ao processo de divisões.

Ideias básicas:

  • Visa transformar o Nacional por equipas em mini-olimpíadas (com maior número de participantes poderão baixar os preços das unidades hoteleiras);
  • Reduz para apenas seis jornadas as despesas com estadias para esmagadora maioria das formações (não agravando os custos para as melhores – nove dias, máximo);
  • “Desobriga” os clubes a reforçarem-se com o único objectivo de não baixarem de divisão;
  • Possibilita patrocínios com muito mais facilidade, pois têm uma aplicação imediata (na própria época); e
  • Não empobrece o Campeonato permitindo, simultaneamente, que muitíssimos jogadores portugueses possam beneficiar de contacto com jogadores estrangeiros.


Entrevista completa, AQUI!
.

Sem comentários: