casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tiviakov no centro da polémica...

... no campeonato holandês.


Em causa está a sua desistência na prova, o que pode provocar sanções por parte da federação Holandesa de xadrez.



O xadrezista Sergei Tiviakov, campeão europeu em 2008 e recente campeão português pela equipa da Academia de Xadrez de Gaia, está no centro de uma polémica com a Federação Holandesa, por causa da sua desistência à terceira jornada do campeonato holandês.

Em causa está o compromisso assumido pelo jogador em disputar o campeonato Croata, o que lhe iria impedir de disputar a última ronda da prova holandesa e estar presente na cerimónia de encerramento, algo com o qual a organização holandesa não concorda, dado o compromisso escrito que Tiviakov assinou em estar presente nas cerimónias da prova e todas as suas rondas.

No entanto, inicialmente a necessidade do xadrezista se ausentar mais cedo, foi exposta à organização que terá aceite a situação, tendo inclusivé Tiviakov pré acordado um empate com o seu adversário na última ronda.

Porém, no decurso da prova, foi comunicado ao jogador a obrigatoriedade de estar presente na cerimónia de encerramento, e na última ronda, sob pena de perder o encontro. Perante a impossibilidade de o fazer e alegando quebra nas promessas que lhe foram feitas pela federação holandesa, Tiviakov optou por desistir da prova.

A edição 2009 do campeonato holandês perdeu assim a sua figura maior em prova, estando-se a pautar como um dos mais fracos dos últimos anos, fruto da ausência de 7 dos 10 melhores xadrezistas holandeses, motivada pela redução substancial do valor monetário a atribuir aos vencedores.

A polémica está assim instalada, sendo agravada com o comunicado veículado no site da federação, que insinua que as motivações de Tiviakov são de natureza financeira que o campeonato croata lhe consegue proporcionar, ponderando o organismo avançar com sanções ao jogador.

foto: Juliana Chiu
in SCN
.

Sem comentários: