casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 10 de janeiro de 2009

A RPX acabou ?



Sou só eu ou desde Agosto que não saiu um novo número desta revista ?

Será que acabou sem aviso ? Houve um aviso no Editorial da RPX nº3, que "isto estava mal", mas que iam continuar para não defraudar as pessoas e os seus assinantes. Afinal... parece que não passou disso mesmo - de uma intenção. É pena...

Estava a ser um projecto "com pés e cabeça". Muito bem feito e com qualidade. Não devia acabar assim. é a minha opinião.

Aqui fica um extracto desse Editorial, onde é alertado para o facto de que não está a correr bem MAS... que vão continuar.

« Esta é já a quarta rpx de 2008 e é agora obrigatório fazer um balanço sobre as vantagens e desvantagens da existência da Revista. Com pouco mais de 300 assinantes e poucas vendas para além das assinaturas, é preciso referir que estes números estão muito abaixo das expectativas de todos os seus responsáveis. Também a publicidade na Revista é praticamente nula, isto torna o projecto inviável financeiramente e que se tem mantido apenas porque os assinantes que temos o merecem e na esperança que contribua para a divulgação do Xadrez. Obviamente, as responsabilidades deste insucesso têm de ser por nós assumidas.
Boris Gelfand, 3º classificado do último campeonato mundial, já conhece a rpx e ofereceu-se para comentar alguns dos seus jogos para a Revista, infelizmente, como poderemos aceitar e viabilizar esta hipótese sem um expressivo retorno da comunidade em Portugal?
O esquecimento dos mais importantes órgãos de comunicação para com o Xadrez torna-o mediaticamente marginal, por esse motivo, temos poucos torneios, poucos mestres e poucos jogadores, além disso, temos investido bastante na formação de jogadores jovens e de facto apareceram alguns resultados. O problema é ser socialmente difícil para esses jogadores explicar a familiares e amigos um forte interesse e dedicação ao Xadrez. Esse é o principal factor a ultrapassar, é preciso tornar o Xadrez numa tradição cultural. Uma Revista de Xadrez parece ser uma boa contribuição para isso, mas não se pode ignorar a realidade dos factos. Apesar de estarmos felizes com algumas manifestações de agrado dos nossos assinantes, os números são escassos, muito escassos.
Neste número, reduzimos para 48 páginas a Revista, acima de tudo por motivos financeiros, lamentamos mas prometemos fazer um esforço adicional para compensar esta perda pela qualidade. (...) »



Para além do mais, todas as pessoas com assinaturas anuais, vai ficar defraudados.
Deviam esforçar-se por fazer as 10 revistas, cumprindo assim a assinatura tipo B (de maior duração e volumes) e ninguém se podia queixar por causa de "dinheiros".


Outro assunto que apurei e que ainda não está resolvido, foi o tabuleiro de xadrez que saiu ao amigo Russo no inicio deste projecto. Lembram-se ? Quando para angariar assinantes, sortearam um belíssimo tabuleiro, cópia do Campeonato do Mundo, entre todos os assinantes ? Pois bem... o amigo Russo ainda não recebeu esse tabuleiro !
A explicação ao principio foi que ainda não tinham recebido o tabuleiro da parte do fornecedor. Mas passados uns meses, quando houve nova tentativa de os contactar, ninguém respondeu...
Até hoje, nunca mais ninguém disse nada nem se incomodaram a responder, por uma questão de educação pelo menos.


Era bom que as pessoas à frente deste projecto, pelo menos, pensassem em resolver estes dois assuntos que ficam pendentes... Antes de abandonarem o projecto da RPX.
Assim todos ficávamos tristes mas não ficava nada por assinalar ao vosso trabalho.


.

Sem comentários: