casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

É mesmo o fim da RPX... Agora oficialmente.

2008 - 2009


Agora é oficial. Através de um comunicado no próprio site da RPX. A "nossa" revista acabou mesmo ao fim de quatro edições.

O projecto, como muitos outros sobre o Xadrez já feitos neste país, morreu...


« É com tristeza que escrevo este texto para comunicar a minha demissão da função de editor da Revista Portuguesa de Xadrez. Esta saída deve-se a vários factores pessoais e também a alguns factores relacionados com a Revista.
Tinha como objectivo conseguir que a Revista se implementasse dentro da comunidade e fiz para isso tudo o que conseguia e sabia durante alguns meses. Infelizmente, vi-me obrigado a constatar que isso não aconteceu de uma forma generalizada. Perante esta realidade, quase total ausência de publicidade e patrocinadores, e também uma baixa percentagem, em relação ao número de filiados e entusiastas do Xadrez, considero não ser viável a continuidade da Revista, pelo menos nos moldes actuais.
A Revista acarreta um elevado prejuízo financeiro para a Federação Portuguesa de Xadrez pois a sua impressão é bastante dispendiosa, usualmente, só a partir de tiragens acima dos 1500 exemplares uma revista poderá ter condições para subsistir.
A minha primeira palavra de apreço vai para os assinantes e leitores da Revista. Foram eles que me motivaram para este projecto e devem ser ressarcidos, na proporção do número de revistas em falta, todos aqueles que já pagaram a sua assinatura anual, isto no caso da Revista não continuar.
Deixo também um agradecimento a todos os colaboradores da rpx, foram na sua larga maioria excelentes, os seus artigos.
Não posso deixar de referir também a sempre excelente colaboração e empenho do meu colega e amigo Vasco Diogo. Foi dele a ideia de criação da Revista e foi incansável para tentar fazer valer este projecto.
Agradecer também o empenho da Direcção da Federação Portuguesa de Xadrez que abraçou este projecto e proporcionou a viabilização do mesmo. Penso que foi feito o possível para que a Revista fosse um sucesso. Infelizmente, não é fácil angariar patrocinadores ou tomar medidas no sentido de que cada jogador federado tenha direito a uma Revista.
Penso que o Xadrez e os xadrezistas atravessam uma crise de motivação e que só uma profunda mudança de mentalidades poderá fazer com que esta situação se altere. »

Paulo Jorge Guimarães Dias


.

Sem comentários: