Atenção: é esperado do leitor desta notícia uma pequena dose de humor!
Abertura:
1. Escolha um peão central e jogue-o duas casas.
2. Ponha também o máximo de peças possíveis no centro, mas lembre-se de por apenas uma peça por casa !
3. Evite perder peões na abertura, eles costumam fazer falta mais tarde
4. Ponha o rei num canto (de preferência do seu lado do tabuleiro). As peças vão estar muito ocupadas no centro para se lembrarem dele.
5. Não mexa nas torres na abertura, elas não gostam
6. Roque and Roll!
Meio-Jogo:
7. Procure bons postos avançados para activar os seus cavalos.
8. Os Bispos gostam de andar aos pares, tenha sempre dois.
9. Se você tiver mais espaço jogue como quiser, se você tiver menos espaço, jogue como puder.
10. Jogue sempre Rb1 ou Rh1. Se te perguntarem porquê diz algo com a palavra "profilático" no meio.
11. É bom ter maioria na ala da Dama, afinal, ela manda no rei.
12. Tente obter compensação, mesmo que para isso seja necessário sacrificar.
13. Na dúvida jogue Bxh7+ e faça cara de mau.
14. Compensação é quando você esta com uma peça a menos e o adversário está assustado.
15. Evite pendurar peças, elas costumam cair.
16. Ruptura é um buraco por onde escoam habitualmente os peões.
17. Sacrifícios: Quem sabe faz ao vivo, quem não sabe analisa depois.
18. Cuidado para não perder tempo, você pode acabar perdido
19. Se você trocar muitas peças é sinal de que estavas muito bem antes, com elas no tabuleiro.
20. Se você não trocar peças é sinal de que logo levará mate.
21. Tenha sempre um plano. De preferência um que dê certo.
Final:
22. O final é um novo começo, onde tudo ainda pode dar errado.
23. Promova os seus peões, mesmo que para isso seja necessária uma mudança de sexo.
24. O final é a parte do jogo em que os Reis saem por ai comendo todos os peões.
25. (é por isso que as damas não costumam estar presentes no final)
26. Jogue os peões nas casas de cor oposta ao bispo, assim o bispo tentará catequiza-los.
27. O cavalo sempre vale menos que o bispo, a menos que seu nome seja Chigorin.
28. Dê mate sempre que puder
29. É comprovado que os reis respiram dentro d'água, portanto só os afogue se não tiver opção.
Em último caso:
30. Não custa nada ter o número do telemóvel do seu adversário.
Abertura:
1. Escolha um peão central e jogue-o duas casas.
2. Ponha também o máximo de peças possíveis no centro, mas lembre-se de por apenas uma peça por casa !
3. Evite perder peões na abertura, eles costumam fazer falta mais tarde
4. Ponha o rei num canto (de preferência do seu lado do tabuleiro). As peças vão estar muito ocupadas no centro para se lembrarem dele.
5. Não mexa nas torres na abertura, elas não gostam
6. Roque and Roll!
Meio-Jogo:
7. Procure bons postos avançados para activar os seus cavalos.
8. Os Bispos gostam de andar aos pares, tenha sempre dois.
9. Se você tiver mais espaço jogue como quiser, se você tiver menos espaço, jogue como puder.
10. Jogue sempre Rb1 ou Rh1. Se te perguntarem porquê diz algo com a palavra "profilático" no meio.
11. É bom ter maioria na ala da Dama, afinal, ela manda no rei.
12. Tente obter compensação, mesmo que para isso seja necessário sacrificar.
13. Na dúvida jogue Bxh7+ e faça cara de mau.
14. Compensação é quando você esta com uma peça a menos e o adversário está assustado.
15. Evite pendurar peças, elas costumam cair.
16. Ruptura é um buraco por onde escoam habitualmente os peões.
17. Sacrifícios: Quem sabe faz ao vivo, quem não sabe analisa depois.
18. Cuidado para não perder tempo, você pode acabar perdido
19. Se você trocar muitas peças é sinal de que estavas muito bem antes, com elas no tabuleiro.
20. Se você não trocar peças é sinal de que logo levará mate.
21. Tenha sempre um plano. De preferência um que dê certo.
Final:
22. O final é um novo começo, onde tudo ainda pode dar errado.
23. Promova os seus peões, mesmo que para isso seja necessária uma mudança de sexo.
24. O final é a parte do jogo em que os Reis saem por ai comendo todos os peões.
25. (é por isso que as damas não costumam estar presentes no final)
26. Jogue os peões nas casas de cor oposta ao bispo, assim o bispo tentará catequiza-los.
27. O cavalo sempre vale menos que o bispo, a menos que seu nome seja Chigorin.
28. Dê mate sempre que puder
29. É comprovado que os reis respiram dentro d'água, portanto só os afogue se não tiver opção.
Em último caso:
30. Não custa nada ter o número do telemóvel do seu adversário.
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1 comentário:
Juntaria mais uma regra: Se o teu adversário tem 2 ou 3 peças a menos, ,não tem qualquer possibilidade de contra-ataque, e não abandona. Diz-lhe em alto e bom som: "Ainda tens um bocadinho de jogo! "
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