casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Gambito Barreiro é fixe!!!

O Gambito Barreiro ( conhecido por Velha Defesa Indiana)foi jogado e desenvolvido pelos xadrezistas da margem sul, entre muitos outros existem registos de partidas dos MI's Rui Dâmaso e Sérgio Rocha, assim como do MF João Leonardo.
Tomei conhecimento desta defesa para as negras, através da página do Rui Rodrigues, que tinha 1 ficheiro com algumas partidas ilustrativas.
Em 2007, no Torneio de Évora coube-me defrontar na penúltima sessão o Carlos Moreira (1863) do Alekhine que foi uma boa "cobaia", pois jogou quase todos os lances que tinha visto no tal ficheiro.
O Carlos Moreira, no final perguntou-me como é que ele deveria ter jogado para evitar o jogo das pretas, ao que eu lhe respondi que também não sabia bem pois não conhecia a teoria (se é que há).
Deu-me então os parabéns pela partida e disse que nunca tinha levado uma porrada tão grande...
Se analisarmos a partida vemos que as brancas é que procuraram o suicídio por não terem jogado os melhores lances, limitando-se as negras a aproveitar.
Para mim, foi bom pois abriu caminho para o último bloco FIDE.

[Event "2 Open Evora"]
[Site "Evora Hotel"]
[Date "2007.08.11"]
[Round "5"]
[White "Moreira, Carlos"]
[Black "Russo, Antonio"]
[Result "0-1"]
[ECO "A41"]
[WhiteElo "1863"]
[BlackElo "1713"]

Sem comentários: