casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.
Mostrar mensagens com a etiqueta Regulamento de Competições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Regulamento de Competições. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Francisco Castro explica novo Regulamento de Competições

   

O novo presidente da FPX, Francisco Castro



Será já na próxima 4ª Feira que o recém eleito Presidente da F. P. Xadrez, Francisco Castro, explicará o polémico Regulamento de Competições !   Veja nesse dia no site da Casa do Povo do Bombarral.  
Não perca porque.... o novo Regulamento vai dar que falar ! (novamente ???)

Entretanto, vão lendo para ver o que nos espera...

  • Regulamento de Competições e Filiações 2012/2013 - download

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Para quando uma resposta Sr. Presidente da FPX ?

http://thumbs.dreamstime.com/thumbimg_504/1273954268OV8Uzj.jpg


O texto é de 15 de Julho e merecia, no mínimo, uma resposta do Sr. Presidente.


Afinal a razão de existir uma FPX e o seu Presidente assenta na existência de praticantes e Clubes.

A desgraçada confusão que agora se gerou poderia muito bem evitar-se se a minha sugestão na reunião de Leiria tivesse tido acolhimento.

Criação de um Camp. Nacional por Equipas com um figurino que vigoraria apenas na presente época, garantindo assim a transição para os novos regulamentos.

Assim todas as equipas despromovidas ao abrigo do incumprimento do famigerado artº 36 na época 2009/2010, seriam de novo acolhidas nas divisões de onde foram despromovidas, disputando-se assim um campeonato com um maior número de equipas. Penso que viria nenhum mal ao mundo xadrezístico e repor-se-ia a verdade desportiva.



Pedro Vinagre

Caro Sr.docCaro Sr....doc
35K
View

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aprovado novo regulamento de competições!


http://xadrezgco.files.wordpress.com/2008/06/fpx-logo.jpg

Foi aprovado um novo regulamento de competições para entrar em vigor a partir de 15/10.

Mas, está tudo na página da FPX, e o pdf que envio está na parte dos regulamentos

reg_competicoes_da_fpx_em_vigor_em_15-10-2010.pdfreg_competicoes_da_fpx_em_vigor_em_15-10-2010.pdf
229K


.

domingo, 13 de junho de 2010

ENCONTRO NACIONAL DE XADREZ - Reflexão e Debate


A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ organiza um Encontro Nacional em 26 de Junho de 2010, em Leiria, com recepção dos participantes às 09h30. O Encontro tem como destinatários os clubes filiados, as associações (distritais, Açores) e é aberto, entre outros, aos órgãos sociais, seleccionador nacional e à comissão de qualificação ELO, podendo a organização convidar ainda outras entidades. Participa a DFPX, conforme decisão em reunião de 05/06/2010.

Será organizado um programa que será divulgado pela organização
.

O Tema Central dos trabalhos será o Regulamento de Competições da FPX. Outros temas - Os Estatutos da FPX; O novo Regime Jurídico das Federações Desportivas; Os Órgãos Sociais da FPX - Constituição e Competências; Os Regulamentos da FPX; a época de 2010/2011 - Calendário
.

Cada associação e cada clube pode fazer-se representar por até dois elementos devidamente credenciados. As inscrições devem ser feitas até 25/06/2010, 17h00, nos serviços da FPX por correio electrónico - (
fpxATfpx.pt), com conhecimento à AXLeiria (axleiriaATgmail.com); A inscrição para almoço deverá ser feito até dia 24/06/2010 junto da AXLeiria.

A Direcção da Federação está a trabalhar no sentido de aprovar Um Novo «Regulamento de Competições» até ao último dia de Junho, para entrar em vigor na época 2010/2011;

O actual Regulamento de Competições encontra-se em vigor até 30 de Setembro de 2010.









in site da FPX



Nota: nos endereços de email, os @ foi propositadamente substituido por "AT" para evitar reencaminhamentos automáticos e SPAM.

.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Comunicado/Protesto da Casa do Xadrez

PROTESTO


Atendendo a que, pela aplicação do disposto no nº 6 do artigo 36º do Regulamento de Competições da FPX, a Casa do Xadrez I foi impedida de jogar o Campeonato Nacional da 2ª divisão (época 2009/2010);

Atendendo a que a formação de jovens em qualquer modalidade desportiva é da exclusiva competência da Federação respectiva;

Atendendo a que os clubes não podem nem devem substituir a Federação nas suas responsabilidades;

Atendendo a que a cativação de jovens e o seu ensinamento no xadrez não podem, nem devem, ser obtidas por via administrativa;

Atendendo a que os clubes que façam formação, por iniciativa própria ou por acordos efectuados com outras entidades (FPX, Associações Distritais de Xadrez, Autarquias Locais, etc.), deverão recolher benefícios, mas obviamente não devendo ser “castigados” os que não a façam;

Atendendo a que nas diversas regiões do País as condições não são idênticas, não devendo os mais favorecidos ser beneficiados em detrimento dos mais prejudicados, por factores de interioridade ou outros;

Atendendo a que a Casa do Xadrez milita na 2ª divisão Nacional há 10 anos consecutivos;

Atendendo a que os resultados desportivos obtidos pela Casa do Xadrez, no local em que efectivamente o devem ser (no tabuleiro!), sempre foram suficientes para a manutenção na 2ª Divisão Nacional;

Atendendo a que a alteração do Regulamento de Competições da FPX foi aprovada em Assembleia-Geral, o que lhe confere legalidade mas não lhe confere legitimidade por ser discricionária, nomeadamente no nº 6 do seu artigo 36º.

A Casa do Xadrez I, inscreve-se sob protesto no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, mantendo-se o mesmo enquanto se mantiver o actual estado de desorganização no âmbito do xadrez nacional.

O presente protesto não invalida que a Casa do Xadrez, por iniciativa própria, ou em conjunto com outros clubes que se sintam prejudicados nas suas expectativas, tome outras medidas que poderão levar à impugnação de todos os Campeonatos efectuados sob a égide da FPX.


Assinado,
CASA do XADREZ

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carta Aberta à comunidade xadrezística em Portugal

Carta Aberta à comunidade xadrezística em Portugal,

À Federação Portuguesa de Xadrez,

Olá a todos,

venho por este meio expressar a minha indignação pela decisão expressa nos Regulamentos para as Competições por equipas 2009 - 2010 que ditam o facto da Associação Académica da Amadora I jogar a 3ª Divisão.

Antes de mais, quero reforçar a ideia que tal decisão foi expressa apenas e só, de forma indirecta, num regulamento de prova. Ou seja, até à data, não tenho conhecimento de nenhuma comunicação endossada à Associação Académica da Amadora revelando qualquer decisão. Ou seja, as coisas são feitas como sendo um dado adquirido sem apelo nem agravo. Independentemente da avaliação e aplicação que façam do Regulamentos de Competições, penso que seria adequado que tais comunicações fossem expressas de forma conveniente e atempada. Se esta é a forma de comunicação permitida – e apenas e só exigida, lamento.

Cheguei no final da época passada – desconhecendo até muita coisa – à condição de tentar ajudar a Associação Académica da Amadora ainda a tempo de se tentarem todos os esforços e mais alguns para que fosse possível a participação da equipa na 1ª Divisão. Para isto? A Direcção fez um grande esforço financeiro – em tempos conturbados para ela mesma – de forma a que não se acabasse com o Xadrez, com cerca de 3 000€!

Pergunto: o “famoso” regulamento serve só posteriormente? Então e o ponto 5, do “tal” Artigo 36º diz: “PARA INSCRIÇÃO (…)”. Fico por aqui na citação. Então quer dizer que a inscrição foi permitida ilegalmente, é isso? Ou seja, poderá alguém chegar à conclusão de que foram coniventes, de forma consciente, com uma inscrição ilegal por parte da A. A. Amadora para que existisse um aproveitamento financeiro da participação da mesma e a própria competição não saísse prejudicada? Ainda estava em regime transitório, é isso?! Em Agosto de 2009 estavam à espera de que regime transitório – já depois dos Campeonatos Nacionais de Jovens? Muito suspeito, quando já tantas dúvidas e tanta polémica existia à volta do novo formato da 1ª Divisão! Não? Para finalizar este ponto, recordo até, que muita gente comentava que a 1ª Divisão nem se iria realizar de tal forma que os clubes nem se iriam escrever, apesar de não ter sido isso que aconteceu… então, - e provavelmente porque - todos pensaram como eu: “que seja”, TEMOS que inscrever o clube na competição em causa para que o mesmo não fique EM CAUSA DESPORTIVAMENTE por causa de uma tomada de posição (individual, de quem esteja a dirigir a equipa) – se é que me fiz entender!?

A insensatez, vai ao ponto de nem sequer na 2ª Divisão constarmos! Não cumprimos com o ponto 5… desportivamente descemos de Divisão – de forma justa, nada a considerar e… agora 3ª Divisão “com eles”?! Isto é absurdo, para além de insensato e de uma profunda falta de respeito “desportivo-financeira”! Devo acrescentar, que nesta época (2009 – 2010), a Associação Académica da Amadora teve 2 Campeões Distritais de Lisboa e um Vice-Campeão – sim, porque ainda não entendi que história era essa dos “regionais”, perdoem-me a ignorância – nomeada e respectivamente nos escalões Sub-10, Sub-12 e Sub-14 (Luís Teixeira, Vasco Sousa e João Pedro Meira). Tivemos 7 jovens nos Distritais deste ano e de futuro – porque estamos a apostar na formação – esperamos ter mais. Isto não é formar de “papel”! Para “encher chouriços” e cumprir de forma hipócrita com eventuais regulamentos absurdos! E eu só posso falar daquilo que tem passado por mim desde que cheguei ao clube e não para trás. Isso, remeto – eventualmente - para a minha Direcção. Sinto-me obrigado a invocar coisas as quais – como já referi mais do que uma vez – não concordo. Falo portanto, do ponto 7: “Uma equipa que tenha sido promovida à 1ª Divisão ou com direito de permanência, mas não tenha cumprido os requisitos estipulados no ponto 5 deste para inscrição na época seguinte, jogará na 2ª Divisão se cumprir com o estipulado para esta no ponto 6, ou na 3ª Divisão; “Ou”… na 3ª Divisão? Expliquem-me isto. O ponto 6 diz: “Para inscrição de um [um quê? – pergunto eu. Ah, clube!] no Campeonato da 2ª Divisão existem as seguintes condicionantes: participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior de pelo menos 8 jovens diferentes, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é feita com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0 jovens; época de 2009-10: 4 jovens).” Em que época estamos? 2009-2010, ou é impressão minha?! Confesso que todo este assunto me transtorna e neste momento não devo estar a possuir de toda a lucidez possível para avaliar com exactidão estes absurdos pontos deste absurdo regulamento. Mude-se este Regulamento! Nunca concordei com regras hipócritas que possam ser contornadas de forma leviana e pouco verdadeira. Este regulamento é um exemplo disso. Pelo que me é dado a parecer… Estamos na Época 2009-2010, ainda não tivemos Nacionais de Jovens, a Associação Académica da Amadora desceu desportivamente à 2ª Divisão e… porque é que não tem direito de constar nela?

Exorto aos demais clubes e jogadores, pela vossa solidariedade de actuação e opinião pelo que a Associação Académica da Amadora também está e estará disponível para discutir os assuntos de forma séria e verdadeira bem como ajudar ao máximo para que o Xadrez se desenvolva como modalidadee como comunidade, tendo em conta sobretudo, a formação junto dos jovens, no seu desenvolvimento pessoal e desportivo.

Saudações xadrezísticas,

Edgar Álvares Pereira

(Coordenador da Secção de Xadrez da Associação Académica da Amadora)

Desabafo de José Paulino sobre a descida do Sport Faro e Benfica

http://italy.indymedia.org/uploads/2004/10/no_censura.gifmid.gif


Recebemos mais este email de indignação sobre o "brilhante" Artigo 36º
e as descidas de equipas de forma forçada.

Como foi enviado para imensa gente e algumas Associações, tomei a liberdade de o publicar no nosso Blog.

É para que não digam que é sempre e só a malta de Santarém que protesta...



« Venho por este meio expressar a minha opinião (sem ser de ordem técnica ou jurídica) sobre a interpretação dos famigerados regulamentos que permitiram o afastamento da minha equipa ( Sport Faro e Benfica) do Campeonato da 1.º Divisão por equipas.

Infelizmente tem-se vindo a assistir, nos últimos tempos, a decisões mais ou menos polémicas da F.P.de Xadrez. Desde a exclusão dos nossos melhores jogadores das selecções que participaram na olimpíada ( caso do António Fernandes) até esta lastimável decisão de excluir logo à primeira recidiva, as equipas que por uma razão ou outra não conseguiram cumprir estes regulamentos feitos por meia dúzia de pessoas que pensam ter o monopólio da razão e cura para todas as panaceias de que sofre o xadrez actualmente em Portugal.
Algumas de entre estas pessoas são titulares de cargos directivos que parecem gerir apenas via mail.

É lamentável algumas declarações de teorias da conspiração sobre hipotéticas hipóteses de algumas equipas como o S.Faro e Benfica preferirem jogar o nacional da 2 divisão por ser mais barato. Afirmações destas são tristes e só contribuem para a penumbra a que se assiste na nossa modalidade.

Devia ser terminantemente proibido alguém gerir uma associação via email sem nunca estar presente fisicamente .

Desclassificar uma equipa desta forma que tanto lutou desportiva e economicamente para estar na 1ª divisão, como fizeram com a minha equipa e outras,e mais logo à priori sem a mínima oportunidade ou hipótese de reverter a situação , parece me um acto no mínimo duvidoso e unilateral, aí sim, dando origem a muitas teorias da conspiração.


O que se passa hoje em dia com os dirigentes desta nobre modalidade é vergonhoso e sintomático, ninguém de bom senso quer apresentar uma lista para liderar este barco sem rumo que se chama F.P.X. Jogo xadrez há 30 anos!!!!!


Nunca na minha vida assisti a uma vergonha deste tipo que só contribui para o descrédito e desconfiança da nossa modalidade. Todos os anos novas leis, que ninguém sabe ou tem acesso.

Aliás, o site da F.P.X. é "um modelo" de como pode funcionar um sítio de uma Federação a nível nacional!!! E que presta informação (?) a todos os interessados.

Por favor demitam.se todos, pois a desconfiança é muita. Vejam o histórico das últimas decisões tomadas, desde os supracitados jogadores que foram seleccionados para representarem as nossas selecções, incluindo a feminina, e saberão do que falo. Eu pessoalmente teria vergonha,,, »

assina, José Paulino

.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O 52º Camp. Nac. por Equipas e o polémico Art. 36º estáo no ar !




Já ai estão os Regulamentos referentes ao 52º CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS e...

o "brilhante" artigo 36º do Regulamento de Competições está em acção. Em todo o seu esplendor e a gloria !

Assim, as equipas das quatro séries da 2ª Divisão da época 2008-09, que cumpriram os requisitos do nº 6 do artigo 36º do Regulamento de Competições da FPX, são (já incluindo as substituições):

● Sport Faro e Benfica I (Faro);
● Clube TAP I (Lisboa);
● Academia de Xadrez de Gaia II (Porto);
● Grupo Desportivo Dias Ferreira II (Porto);
● Grupo de Xadrez Boa Nova (Porto);
● Amiguinhos Museu Alberto Sampaio II (Braga)
● Associação Estamos Juntos S. João da Madeira I (Aveiro);
● Associação Académica de Coimbra II (Coimbra);
● Academia de Xadrez de Espinho (Porto)
● Sport Operário Marinhense (Leiria)
● Universidade dos Açores (Açores);
● Grupo de Xadrez Os Peões de Alverca (Lisboa);
● Clube de Xadrez de Sintra (Lisboa);
● Grupo Desportivo Bonfim I (Setúbal);
● Grupo Desportivo da Carris (Lisboa);
● Clube Pesca Náutica Desportiva Albufeira II (Faro);
● Associação Cultural Recreativa de Vale de Cambra II/Oscacer (Aveiro);
● Moto Clube do Porto/Alpi (Porto);
● Associação Cultural e Desportiva da Carapalha (Castelo-Branco);
● Clube Amador de Mirandela (Bragança);
● Clube Xadrez Moita I (Setúbal);
● Clube Xadrez Ferreira Alentejo I (Beja);
● Associação Operária Palma e Arredores (Lisboa);
● Grupo de Xadrez do Porto II (Porto);
● Clube do Galitos (Aveiro);
● Grupo de Xadrez Alekhine II (Lisboa);
● Clube Recreativo Desportivo Cavaquinhas (Setúbal)
● Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme (Braga);
● Sporting Clube Abrantes (Santarém);
● Colégio Bernardete Romeira (Faro);
● FC Barreirense II (Setúbal);
● GD Ferroviários/Trenmo II (Setúbal).


Assim, na 3ª divisão, teremos todas as habituais MAIS as equipas claramente descriminadas por um artigo 36 do Reg. de Competições que é tudo menos Constitucional e justo !


Só espero que para o ano não inventem ou outro artigo "brilhante" do mesmo género, tipo :

« Só os gajos que tenham cabelo vermelho é que podem jogar. »


Enfim...

Assim, em relação à 3ª Divisão, as equipas que disputaram os campeonatos da 1ª ou 2ª Divisões da época anterior mas que não reuniram os requisitos do artigo 36º do Regulamento de Competições, foram:

● Associação Académica da Amadora I (Lisboa);
● Associação Académica da Amadora II (Lisboa);
● Circulo Arte e Recreio (Porto);
● O Amanhã da Criança (Porto);
● CR Estarreja (Aveiro);
● GX Torres Novas (Santarém);
● Casa do Xadrez I (Santarém);
● Clube EDP (Lisboa);
● Ateneu Setubalense (Setúbal);
● CR Feijó (Setúbal);
● Glória FC (Faro);
● Clube Operário Desportivo (Açores);



Paciência meus caros...
Agora só com uma providência cautelar.


A Casa do Xadrez já decidiu o que fazer e há-de comentar mais tarde.


Atenção que este Post é da minha completa autoria e não representa necessariamente a opinião da Casa do Xadrez. Agora venham dai os habituais 2 ou 3 tótós (sim, que eu sei que são mesmo só dois ou três... muito especiais, coitados...) dizerem que a Casa do Xadrez é isto ou aquilo...


Temos o Portugal que merecemos !


O povo português é muito "mansinho".... Aceitamos tudo sem grande confusão.


Os Regulamentos estão disponíveis na integra em: http://fpx.weebly.com/

ElToreroBombero

domingo, 22 de novembro de 2009

Acta da FPX sobre as alterações ao Artigo 36º de que tanto se fala......


Foi assim a aprovação do actual Regulamento de Competições:

  • 22 votos a favor (Porto, Braga, Aveiro)
  • 23 abstenções (Lisboa, Setúbal, Faro, Santarém)

Num total de 45 votos, de um universo de 87 votos...