casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 19 de novembro de 2011

Dia mundial do Xadrez

http://www.bestgraph.com/gifs/fetes/anniv/anniv-89.gif


Hoje, dia 19 de Novembro é o Dia Mundial do Xadrez!

O dia mundial Xadrez é comemorado nesta data e coincide com a data de nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo.

A origem do xadrez é só em si um dos maiores mistérios do mundo que tanto é atribuída ao rei Salomão quanto aos chineses, contemporâneos do filósofo Confúcio.

Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogan doxadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.

No Brasil, por exemplo, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.

Como defendem cada vez mais estudos actualmente, além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade.

Bom dia do Xadrez para todos!



E...

para celebrar este evento, conforme email recebido por Luís Alves, da A.X.Lisboa, no próximo domingo realiza-se o 3º torneio do Circuito de Semi-Rápidas da AXL, na Casa da Covilhã - na Rua do Benformoso nº (ao Intendente) sendo uma salutar forma de festejar o Dia Mundial do Xadrez.
Apareçam! Em anexo, um mapa do local e o regulamento.

AXL_Circuito Semi-rapidas_Casa Covilha_2011.11.20.pdfAXL_Circuito Semi-rapidas_Casa Covilha_2011.11.20.pdf
219K View Download

MAPA - Casa da Covilhã fica na Rua do Benformoso 150.docMAPA - Casa da Covilhã fica na Rua do Benformoso 150.doc
565K View Download
.

Sem comentários: