casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Gary Kasparov: «Mourinho é grande estratega»

Kasparov rendido a Mourinho (foto ASF)
«Mourinho é grande estratega», elogiou Gary Kasparov


Gary Kasparov esteve
no Grande Auditório da Casa da Música do Porto para uma palestra sobre liderança, no âmbito da Leadership Grand Conference, evento organizado pela Escola de Gestão do Porto da University Business School do Porto (EGP-UPBS).

A provocação para "abrir o apetite"... «Vivemos tempos confusos [ndr: messy situation, em inglês]. Ok, sei que não devia dizer esta palavra [Messi] em Portugal no dia de hoje. Mas, enfim, foi só um jogo amigável».

A plateia riu e manteve-se atenta. Durante uma hora, o campeão de xadrez, que há muito abdicou do estatuto de estrela do desporto e escolheu outros palcos para brilhar, desenvolveu ideias para abandonar a crise económica aproveitando a sua experiência de uma modalidade considerada das mais exigentes a nível psicológico.

Infelizmente, para os amantes de xadrez em Portugal, o russo afastou a hipótese de instalar uma escola da modalidade no nosso País.



Já na conferência de imprensa, no final, volta a falar em Mourinho...

«Quem mostra tão bons resultados em várias equipas, como é o caso de José Mourinho, tem de ser um grande psicólogo e ter dotes de grande estratega. Todas as decisões, sejam elas num quadro de futebol, xadrez, militar ou política, partem do mesmo princípio. Tem de se entender a natureza dos problemas para recolher elementos e desenvolver uma estratégia»,
frisou.

Kasparov, ‘reformado’ do xadrez desde 2005, é por muitos considerados o maior jogador de xadrez de sempre e continua a ostentar o título de mais novo campeão, quando o conseguiu com apenas 22 anos.

Sem comentários: