casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Tabuleiros há muitos... seus palermas !!!



Vem este artigo a propósito do que foi escrito 2 títulos abaixo: Tabuleiros e peças de madeira

Há equipas que preferem pegar no pouco dinheiro que se arranja para o xadrez e utilizá-lo na contratação de jogadores titulados que à partida possam dar garantias de subidas de divisão ou noutros casos de permanência.
Nada nos move contra isso, cada qual faz o que quer e entende ser melhor.
Nós preferimos a "prata da casa" ainda que tenhamos e jogar os Distritais. ( se nos deixarem... claro!)
Estranho é acontecerem coisas que não cabe na cabeça de ninguém; ir por exemplo a um clube que tem mais que um MI nas suas fileiras e os tabuleiros apresentados eram de plástico, daquele baratinho.
Nós também já jogamos com tabuleiros de plástico, mas antes de termos os de madeira, arranjamos uns de plástico que são utilizados na Bundesliga (divisões secundárias). Em resumo: "eram merda, mas com cheiro bem melhor"
Que giro que é . Pagar a MI e dar-lhe condições de principiantes (de xadrez escolar, ou cafés)
Sei de um clube amigo, da 3ª Div. , que o responsável em tempos também encomendou esse material e o utiliza em competição, e haverá muitos mais.
Pode dizer-se que é uma paneleirice, que é gastar dinheiro mal gasto, o que se quiser dizer...
Mas se ninguém joga bilhar de competição com o taco "made in china", ou ténis com a raquete "made in taiwan", porque se joga xadrez numa 2ª e 3ª divisão NACIONAL(!!!) com plastico ?

Tanta merdice que se quer pôr nos regulamentos, porque não incentivar numa 1ª fase os clubes da 2ª Divisão a apresentarem peças e tabuleiros de madeira, a bem do xadrez e da imagem que é transmitida para os media?.

Só para dar uma ideia de valores: Tabuleiros madeira quadricula 58 mm: 17,75 euros
Peças madeira com chumbo e feltro: 14,95-15,95-19,95 € (dependendo do recipiente: saco plástico, lona ou caixa de madeira)

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente esta tema dos tabuleiros e peças é pertinente.
Jogo num clube da 2ª Divisão mas quando visitamos na Taça de Portugal certos clubes da 1ª Divisão, que pagam 100 euros por vitória a cada jogador, e apresentam as pecinhas de plástico para o jogo, que nos usamos nos treinos dos sub-12 anos.