casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 20 de abril de 2008

Às X é melhor fikar kieto !


[ Aumentem a janela para visualizar melhor ]
Na época 2009-2010 a Casa do Xadrez vai acabar.

Ou acabamos nós como clube ou acabam as idiotices da FPX !

Num País em que o xadrez está a anos-luz por exemplo da Turquia, a principal preocupação é que os clubes formem jovens. Se são bons ou maus jogadores, não interessa!
Sinceramente, o que me apetece fazer é apanhar os primeiros putos que estiverem a jeito, ensinar-lhe o movimento das peças e inscrevê-los em competição. Depois, se levam o "mate do louco" ou o "pastor", que interessa ? Estarão cumpridos os regulamentos !
Claro que à FPX interessa uma coisa: FILIAÇÕES. Mais filiações, são sinónimo de mais dinheiro !
Tenho pena é que não seja a própria FPX a incentivar o aparecimento de mais jovens, através de parcerias com o Estado no âmbito do xadrez escolar.
Ah... pois.. o Estado é um malandro e não apoia...(Já alguém terá tentado???)
Na Casa do Xadrez, como não temos propensão para ser "Madres Teresas",não temos tempo, não sabemos ensinar, e também não temos os tais apoios, o mais certo é o "estaminé" fechar!

Mais pérolas...

Se um dia eventualmente fossemos para a 1ª Divisão, saibam que passarão a ter 6 tabuleiros, sendo que 1 deles é obrigatoriamente preenchido por: 1 Sub 20, ou 1 feminino, ou 1 veterano.

É pá.. não podemos mesmo ir...

1º > Sub 20, só temos um e joga aí para 1200 ELO..Devia ser chato para adversários de dois mil e muitos jogar com o jovem.
2º > Feminino, não temos! Acho que nenhum dos actuais jogadores está a pensar mudar de sexo...
3º > Veterano... Aí, se esperarem uns aninhos, temos quase uma equipa inteira.
4º > No modelo de 6 tabuleiros, se se estender à 2ª e 3ª Divisão, temos de passar a jogar com os de plástico. E pá, fizemos um esforço titânico para apresentarmos das melhores condições do País ( peças e tabuleiro de madeira de qualidade média/alta, mesas com toalhas, cadeiras estofadas, base para apontar as partidas, etc...) mas para a FPX, isso não foi suficiente.
Depois, nas nossas deslocações utilizamos apenas 1 viatura. Mas a FPX, como é rica, e agora até tem uma carrinha nova de passageiros, acha que deslocações só num carro são demasiado baratas para os clubes.

Acho que toda a gente pensa que o País é Lisboa ou Porto. Aqui temos escadarias que vão dar a subterrâneos, mas não é o METRO... são casas de banho !
Para nos deslocarmos a casa por exemplo do Torres Novas, ou do Abrantes (clubes do Distrito) temos de fazer 60 a 120 Kms... mas de carro.. ou demoramos 8 dias a chegar lá e a regressar se formos de transportes.

Conversa fictícia dos dirigentes da FPX
"Ahh. pois.. não nos lembramos disso...
Éh pá.. os tipos lá da serra ou de Trás os Montes ainda deve ser pior...
Que se lixem ! Nós que somos de Lisboa ou Porto é que sabemos ! "


Enfim... o xadrez de fachada (à semelhança do resto do País) que não tem nada a vêr com a realidade.

SERÁ QUE QUEM APENAS GOSTA DE XADREZ NÃO PODE JOGAR ??? TERÃO ESTES JOGADORES DE TER UMA FPX SÓ PARA SI ?

Este vai assinado para não haver confusões: António Russo

Sem comentários: