casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 15 de abril de 2018

O Alexandrino



Hoje vinha eu do trabalho por volta das 19h30 (para variar esta só vento e frio (-3) ... mas haviam uns borrifos no ar que nao augurava nada de bom...) e dei comigo a reviver caras e figuras do Xadrez de Santarém. 

A inevitabilidade da vida.... aquelas pessoas com quem eu convivi na minha infância xadrezistica - que já nao foi cedo - já desapareceram quase todas. Digo quase todas porque me lembrei de uma que ainda por aí anda (e bem, aparentemente): o Alexandrino! 

Atencao: nao era o bruxo. Era o Sr. Alexandre! Mas nós, os putos traquinas da altura, chamávamos-lhe: o Alexandrino.

Não era uma pessoa afável, nem se ria muito, mas também não era mal educada.
Nunca foi homem de muita conversa mas era cliente assíduo semanal da extinta sala de xadrez do Inatel, no antigo Campo Da Feira, em Santarém. 
A proposito - nao me canso de o repetir- fecharam a sala sob um pretexto qualquer que... ainda nao se realizou nada e la continua aquele pavilhão que tanto ao xadrez deu a Santarém , mas que no final tambem tanto tirou: fecharam o espaço para nunca mais o usarem e... mataram todos os seniores jogadores de xadrez que la se divertiram (e bem) todos os dias. Um a um... nao duraram dois anos. Enfim... acredito que um dia pagarao por isso.

Voltando ao Sr Alexandre! O último sobrevivente de mais uma outra geração de xadrezistas de bancada de Santarém. Aparecia no Inatel quase todos os dias, via os jogos, comentava, mas... nunca tinha tempo para jogar: tinha sempre que ir às compras - como ele referia sempre.
Só havia uma pessoa com quem ele jogava: o Sr. Arrenega! Arrenega Padeiro era o seu nome. Mais um habitual dos jogos e dos problemas de xadrez.

Não sei se consigo arranjar alguma foto do "Alexandrino" nas catacumbas de recordações, arquivos e fotos do Grupo de Xadrez de Santarém - um clube que vai a caminho dos 100 anos de fundação, imaginem! O pó e a História a vasculhar...

Talvez haja do Arrenega... e do Victor Marques.... mas suas tardes de loucura xadrezistica e de todos de troça que ecoavam pela sala toda...

Do Alexandre na sala do xadrez, Talvez haja alguma foto... ou não. Porque na altura nao havia a facilidade que há agora em tirar fotos.

Pode ser que encontre alguma... 





Sem comentários: