casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 5 de novembro de 2016

O jogo de Xadrez para quem não gosta de Xadrez



O jogo de Xadrez para quem não gosta de Xadrez

O Xadrez é considerado por muitos como o derradeiro jogo de tabuleiro. Pelo menos no mundo ocidental, já que no oriente esse epíteto irá provavelmente para o Go. Mas é sem dúvida consensual que é um jogo riquíssimo, que estimula o pensamento estratégico e a capacidade de antevisão e planeamento. Um jogo de infinitas combinações, que pode ser jogado repetidamente ao longo de toda uma vida.

Por outro lado, também será considerado por muitos como "uma seca". Ou então simplesmente difícil e com um longo caminho para o conseguir dominar. E há um fundo de verdade nisto.


Ícone Really Bad Chess


Dominar o Xadrez exige prática e dedicação. Há um sem número de estratégias e técnicas, básicas e avançadas, que qualquer mestre conhece e utiliza sem esforço, mas que estão completamente fora do alcance de um iniciado e demoram tempo a aprender. Jogar ocasionalmente com um mestre significa, invariavelmente, perder.

Como tornar o Xadrez mais apelativo para quem apenas quer jogá-lo ocasionalmente? Zach Gage, um criador de videojogos, teve uma ideia que remove essa barreira: jogar Xadrez com peças "ao calhas".


Imagem de Really Bad Chess

Um jogo de Xadrez Muito Mau.

É esse o nome do jogo que Gage lançou recentemente na App Store. Really Bad Chess é um jogo simples, com um tabuleiro de Xadrez normal e as regras habituais de movimentação das peças. Mas as peças com que cada jogador começa a partida são aleatórias.

Pode parecer uma variante sem nexo mas a verdade é que, enquanto pessoa que não domina de todo o Xadrez, ao experimentar o Really Bad Chess fiquei viciado.

Como as peças iniciais são aleatórias cada nova partida é radicalmente diferente de todas as outras. Logo o primeiro movimento exige uma análise completa do tabuleiro, mas esta cautela é rapidamente substituída pela necessidade de experimentação e agressividade das jogadas. Cada partida é uma descoberta.

Imaggem de Really Bad Chess


O jogo de Gage faz um excelente trabalho de introdução ao jogo sem ter nenhum tipo de explicação. Toca-se numa peça e os movimentos possíveis são mostrados no ecrã. Basta isso.

Depois o nível de dificuldade adapta-se automaticamente ao desempenho do jogador, tornando-se mais difícil para quem vai ganhando e mais fácil para quem perde. Mas o nível de dificuldade não é definido pela capacidade da inteligência artificial do jogo. O que muda é a qualidade das peças com que se começa. Um jogador com menos sucesso vai iniciar as partidas com peças mais fortes que as da inteligência artificial. À medida que melhora vai passando a receber peças mais fracas que as do adversário virtual. E isto também contribui para o sentido de novidade e descoberta desta variante do Xadrez.

Really Bad Chess já está disponível na App Store e recomendo-o a todos os que não gostam de Xadrez. E aos que gostam, recomendo também.




.

Sem comentários: