casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Os últimos dois “Moicanos” do Xadrez nos cafés de Faro...


Madeira esquerda, Palma ao centro, Kabay direita ..... . Kabay lado esquerdo e Palma lado direito




Madeira, Palma em pé



O xadrez é um desporto milenar que actualmente é praticado por muitos clubes como modalidade desportiva.

Existe em Faro, uma longa tradição de mais de meio Século , que consiste no encontro regular e práticamente diário de alguns jogadores, cada vez menos, que no café se dedicam à prática do mesmo.

Como é óbvio, ao longo destes anos, muitos jogadores tem “desaparecido” e não se tem assistido a uma renovação no que concerne a novas pessoas a praticarem este jogo de uma forma lúdica e informal. A internet e os clubes de competição desempenham pois um papel preponderante e têm contribuído para o desaparecimento desta já longa tradição.

Os encontros têm tido vários palcos ao longo do tempo, que numa ordem cronológica poderemos citar os mais importantes, desde o Antigo café Atlântico situado ao lado do Aliança, passando pelo antigo Café Paris, também pelo secular e actualmente encerrado café Aliança, pelo Café Moderno (Situado antigamente onde hoje é o Hotel Faro), pelo Café Imperial no Largo de São Pedro, pelo “Seu Café” e finalmente pelo café “Nova Casa” situado na rua Frei Lourenço de Santa Maria. Quem aí for poderá a partir das 18horas assistir a longas “batalhas” entre Reis, Rainhas, e peões, entre alguns dos restantes jogadores em vias de extinção e que ainda se encontram tradicionalmente como o faziam desde o inicio desta citada tradição.

O ultimo jogador recentemente desaparecido, José Delfino, foi recentemente agraciado com um torneio de homenagem onde compareceram duas dezenas de jogadores. Contudo diáriamente, apenas dois jogadores resistem à erosão do tempo, sexagenários, acompanhados apenas por alguns relativamente mais novos. È neste âmbito que gostaríamos de homenagear os dois últimos “Moicanos” da tradição do xadrez jogado nos cafés de Faro. O Sr. Kabay e o Sr. Palma, que contra todos os ventos e intempéries da vida aí seguem jogando a sua partida indiferentes ao tempo....

Gostaríamos pois de prestar aqui a nossa homenagem a estes resistentes que constituem os últimos dos “Moicanos” do Xadrez farense, praticado também como forma de convívio nos Cafés em Faro.

Agradecimentos e cumprimentos

José Paulino

.

Sem comentários: