casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Somos todos iguais mas há uns mais iguais que os outros

.
Vem isto a propósito das deslocações das duas equipas da Casa do Xadrez na XXXI Taça de Portugal de xadrez.


Vejamos então:

  • A Casa do Xadrez tinha inscrito duas equipas (A e B) na Taça e na 1ª eliminatória em que entraram (3ª da Taça) a Casa do Xadrez B jogou em casa tendo a Casa do Xadrez A ido disputar o jogo a Vila Nova de Gaia;
  • Assim nesta eliminatória a Casa do Xadrez deslocou-se 400Km aproximadamente o que dá a média de 200Km de deslocação para cada uma das suas equipas;
  • Na eliminatória seguinte a Casa do Xadrez A jogou em casa enquanto a Casa do Xadrez B se deslocou a Mirandela;
  • Assim nesta eliminatória a Casa do Xadrez deslocou-se 800Km aproximadamente o que dá a média de 400Km de deslocação para cada uma das suas equipas nesta eliminatória;
  • Verifica-se portanto que nas duas eliminatórias disputadas a Casa do Xadrez como clube teve deslocações nas duas eliminatórias de cerca de 1200Km (?).

E então? Perguntarão alguns, argumentando que foram azares do sorteio.

É verdade! Mas…...

Se formos verificar por exemplo as deslocações efectuadas pelo Grupo de Xadrez do Porto e este grupo foi escolhido como exemplo apenas pelo facto de ter 4 equipas inscritas na Taça (A, B, C e D) chegamos à seguinte conclusão:
  • Na 3ª eliminatória da Taça as equipas A e C do clube jogaram em casa;
  • As equipas B e D jogaram fora em Urgezes e no Porto (Millenium BCP) respectivamente;
  • Portanto as 4 equipas tiveram 95Km de deslocações (ida e volta a Urgezes). A deslocação dentro da cidade do Porto não foi contabilizada mas se quiserem maior rigor há sites que permitem o cálculo de distâncias dentro da mesma cidade!!;
  • Na 4ª eliminatória, das equipas restantes do Grupo de Xadrez do Porto (A e B) a B jogou em casa e a A foi a S.João da Madeira;
  • Portanto nesta eliminatória o clube teve 67Km de deslocações;
  • Na totalidade das duas eliminatórias o Grupo de Xadrez do Porto teve um total de 95+67= 162Km.

À 1ª vista e se analisarmos com rigor, à 2ª,3ª,etc… vistas não parece muito justa esta situação!

Tanto mais que o regulamento da XXI Taça de Portugal estabelece no nº2 do Capítulo 3 (Local de Encontro) que “Nas sessões seguintes procurar-se-á que o local do encontro entre as duas equipas não agrave, antes reduza, a diferença das distâncias que cada uma já teve que percorrer.”

O problema não está portanto no que está regulamentado, nem naquilo que se encontra subjacente à regulamentação mas sim na interpretação que dos regulamentos é feita!

O estabelecido no nº 2 do Capítulo 3 do regulamento da Taça de Portugal tem sido aplicado após a realização do sorteio para determinar quem joga em casa e quem joga fora quando deveria ter sido aplicado antes do sorteio!

A nossa ideia é que cada uma das equipas, após uma 1ª eliminatória, deverá ser escalonada pelas distâncias percorridas nessa eliminatória, ficando no pote das equipas visitadas as que maiores distâncias percorreram e no das visitantes as restantes, contendo cada pote, logicamente, o mesmo nº de equipas!

O sorteio realizar-se-á tal com até agora com o nº de zonas estabelecidas no regulamento mas estando sempre no pote visitado as equipas com maiores deslocações e no pote visitante as de menores deslocações.

Poderão perguntar: Mas isso pode levar a que uma equipa faça 2,3 ou mais jogos seguidos em casa?

Claro que sim, é a resposta, porque é evidente que uma equipa que jogou fora na 1ª eliminatória e teve de percorrer 400Km jogue depois, para compensar, vários jogos em casa.
Só assim se poderá tentar atingir aquilo que está escrito no regulamento: O local de encontro deverá tender a aproximar e não agravar as distâncias percorridas pelas equipas.

No caso em apreço a Casa do Xadrez B nunca se poderia ter deslocado a Mirandela, porque tanto o Clube Amador de Mirandela como a Casa do Xadrez B, pelas distâncias percorridas na 3ª eliminatória, Mirandela directamente e a Casa do Xadrez pela média de distâncias percorrida pelas suas duas equipas deveriam estar no pote das equipas visitadas para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Maldito Mirandela :)
Se não fosse a má interpretação dos regulamentos a CX-B ainda estaria em prova provavelmente. Ahahahah!!! Pena não terem levantado o problema quando saiu o resultado do sorteio da eliminatória.
Para o ano há mais!

Anónimo disse...

De facto, esta regra quanto às deslocações parece não estar bem. Para já não é transparente o suficiente...

Victor Ferreira disse...

Ainda bem que o anónimo que se referiu à deslocação a Mirandela o fez sob anonimato!! Assim ficaremos sempre a tentar identificar tamanha ignorância!!
Esse digníssimo anónimo ainda não percebeu que o problema foi levantado pelo nº de quilómetros que a Casa de Xadrez percorreu se compararmos com outras equipas da mesma zona? Acha justo que umas equipas se limitem a atravessar a rua para jogarem fora e outra tenham feito largas centenas de quilómetros? Enquanto não entender esta situação como, pelo menos, injusta, e não compreender que é fácil resolver a situação, mais vale manter-se, de facto, no anonimato!!

Victor Ferreira disse...

Se olharmos para o sorteio desta 5ª eliminatória da Taça de Portugal verificamos que o Grupo de Xadrez do Porto A(única equipa do clube que resta das 4 iniciais) jogará em casa mantendo-se portanto o nº de quilómetros percorridos por todas as equipas do clube(162Km) enquanto o Grupo Desportivo Dias Ferreira A (única equipa do clube que resta das 3 iniciais) vai deslocar-se a Mirandela quando a equipa C daquele clube se deslocou a Alpiarça na última eliminatória da Taça!! Isto é,sem grandes necessidades de cálculo e dando "de barato" anteriores deslocações do Dias Ferreira este clube vai fazer cerca de 700Km de deslocações,no mínimo, efectuadas pelas suas 3 equipas( 450km a Alpiarça e 250Km a Mirandela)!! Acham isto justo?

Anónimo disse...

se me é permitida uma opinião, acho que os quilómetros de cada equipa deviam ser analisados individualmente. Ou seja, os quilómetros de uma equipa A são dessa equipa A, os de uma equipa B são dessa equipa B.

Na minha leitura, que admito possa estar errada, a equipa B ainda não tinha feito nenhum quilómetro antes de se deslocar a Mirandela.

Anónimo disse...

Eu também acho que esta questão dos kms nas deslocações não está muito bem feita.
Todos os anos a equipa onde estou faz mais kms para jogar do que a maior parte das outras equipas da zona.
Acho que a solução passaria mesmo pelo jogar várias vezes em casa se fosse preciso, para nivelar os kms percorridos entre todas as equipas. Bem visto !