casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Xadrez nos jornais da zona...

in "O Mirante" - 8 Jan 2008 :

Casa do Xadrez A e Peões de Alverca seguem na Taça de Portugal

As equipas da Casa do Xadrez A, de Alpiarça, e do Grupo de Xadrez “Peões de Alverca” apuraram-se para a segunda eliminatória de Taça de Portugal em xadrez.

Este fim-de-semana a Casa do Xadrez “A” ganhou à equipa da Mata de Benfica "A" por 2,5 contra 1,5 pontos, ao passo que a formação dos "Peões de Alverca" foi ganhar ao recinto do A.A. Amadora "B" por 4-0.

A Casa do Xadrez apresentou ainda uma equipa B a disputar a competição mas ficou pelo caminho na pré-eliminatória frente ao Bombarral por vitória dos adversários em tabuleiro superior apesar de obter um empate a dois pontos. Casa do Xadrez A e Peões de Alverca continuam para a segunda eliminatória que ainda não tem sorteio definido.


in "O Mirante" - Edição de 11-10-2007 :


Delegado regional da instituição diz que à semelhança de outras actividades o xadrez terá de pagar aluguer da sala
Praticantes de xadrez temem ficar sem a sala das instalações do Inatel de Santarém

A secção de xadrez do INATEL de Santarém teme vir a ficar sem espaço para a prática da modalidade na sequências das obras de beneficiação que as instalações da instituição no campo Emílio Infante da Câmara vão sofrer até final de Outubro.

Segundo Eurico Seco, um dos praticantes mais antigos, há “alguém que não gosta da modalidade dentro do Inatel”. Refere ainda ter recebido uma carta do delegado regional com ordem para saírem das instalações.

Os praticantes mais antigos, que deram inicio à modalidade há cerca de 30 anos na cidade, têm dúvidas de que após concluída a intervenção venham a dispor da sala como até à data. Questionam ainda se o Inatel pretende manter a secção de xadrez. Disse outra fonte que as “velhas glórias” da cidade ocupavam as suas tardes na sala do Inatel em vez de irem para os bancos de jardim.

O delegado distrital do Inatel tem uma versão bem diferente dos acontecimentos. António Rola referiu a O MIRANTE que vão decorrer obras de beneficiação no pavilhão e na sala ocupada pelo xadrez, após as quais as instalações ficarão de novo ao serviço da prática desportiva ou de outras entidades que as solicitem.

“O que não pode acontecer é termos as senhoras da ginástica e os praticantes de jujitsu a pagar o aluguer das instalações e os praticantes de xadrez ocuparem a sala e gastarem água, luz e gás sem qualquer contrapartida. Temos uma tabela para sócios e não sócios com valores irrisórios e todos podem participar”, descreve António Rola. Acrescentando ter de prestar informações à administração do Inatel sobre os gastos efectuados nas instalações de Santarém, assim como noutras do distrito.

Segundo este responsável não existe qualquer “animosidade” em relação ao xadrez e aos seus adeptos. Apenas constata que os seus elementos não praticam qualquer desporto federado nem sequer são sócios do Inatel. Uma informação que Eurico Seco desmente, lembrando que ele próprio e outros elementos – não todos – são associados. Aduz ainda que apenas se gasta luz durante a prática da modalidade. “O que vai acontecer é o Inatel ter menos um sócio para o próximo ano”, desabafa.

Lembra o praticante que já decorrem trabalhos na sala que inviabilizam que lá continuem a jogar e que o Inatel deixou degradar a limpeza das instalações através de uma empresa contratada há mais de um ano. António Rola retorque que os utilizadores das instalações devem zelar por elas e que tal não tem acontecido até à data.

Foi dessa secção que saíram vários dos actuais bons jogadores da cidade e foi com esses jogadores que o INATEL-Santarém conseguiu, por várias vezes, ganhar o Campeonato Nacional de Xadrez do INATEL.

Diz um elemento praticante de xadrez em Santarém que, depois de sucessivos despejos de sedes provisórias do Grupo de Xadrez de Santarém e do encerramento dos cafés Portugal e Kabab, onde a modalidade era praticada, chegou agora a vez da última sala onde os scalabitanos podiam praticar xadrez encerrar as portas. “Será proibido nesta cidade a prática de desportos alternativos ou a ginástica mental incomodará alguém?”, questiona ainda.



in "O Mirante" - Edição de 10-05-2007 :


Casa do Xadrez Kabab afasta Sporting da Taça

Casa do Xadrez Kabab, de Santarém, afastou o Sporting Clube de Portugal da Taça de Portugal de Xadrez ao bater os leões por uns expressivos 4-0, em confronto a contar para os 16 avos de final da competição.

Após ficar isenta na primeira ronda, e ter afastado o Clube Galitos B, de Aveiro, na segunda ronda, a equipa escalabitana bateu sem discussão a experiente equipa de Alvalade, em 6 de Maio.

No que respeita à Série B do campeonato da Segunda Divisão, a sessão de 29 de Abril ditou um empate a dois na deslocação da Casa do Xadrez Kabab ao recinto do Clube TAP. O Grupo de Xadrez Os Peões de Alverca obteve resultado idêntico na recepção ao União Cultura e Acção.

Na classificação do campeonato, a Casa do Xadrez Kabab segue em quarto lugar, com seis pontos. À sua frente estão Mata de Benfica (9), GC Odivelas (7) e SIR Elvas (7). O GX Os Peões de Alverca está no quinto posto, com seis também.

Em partida antecipada para 13 de Maio, pelas 15 horas, a Casa do Xadrez Kabab defronta fora o AC Sismaria, a contar para a ronda quatro do campeonato.

Na Segunda Divisão, Série E, Sporting Clube de Abrantes e Grupo de Xadrez de Santarém empataram 2-2 na terceira sessão do campeonato. Resultado idêntico obteve a SFR Alverquense em casa do Xeque-Mate S. Martinho Porto. Enquanto o Grupo de Xadrez de Torres Novas triunfou na deslocação a casa do Grupo de Xadrez Alekhine IV por 2,5-1,5.

Na classificação da terceira divisão, série E, o Grupo de Xadrez de Torres Novas segue em primeiro com nove pontos. Nos lugares imediatos seguem-se Sporting Clube Abrantes (7), SFR Alverquense (7) e GX Santarém (6).

A ronda quatro do campeonato disputa-se em 10 de Junho, com destaque para a partida SFR Alverquense- GX Santarém, pelas 15 horas.


Sem comentários: