casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cantinho de Mestre Antonio Curado [ 003 ]

«Onde foi inventado o jogo de xadrez?»

A propósito do nosso último artigo o Mestre António Curado mandou-nos o seguinte artigo sobre a "Pergunta a 64 Dólares":

Como habitualmente, o apresentador começou com uma pergunta de $64 relativamente fácil. «Onde foi inventado o jogo de xadrez?», perguntou. «Na China», respondeu o garoto. «Errado!», disse o apresentador. «A resposta certa era a Índia». É assim que Mohammad Ismail Sloan, paquitanês que reside actualmente nos Estados Unidos, introduziu um seu estudo sobre a origem do xadrez cuja tradução em português se pode encontrar numa página da Internet (http://br.geocities.com/xadrezvirtual/historia).

- Se fosse a mim que fizessem essa pergunta responderia da seguinte forma: O xadrez foi inventado no Egipto, embora erradamente e baseado na Enciclopédia Britânica dos fins do século XIX, seja mencionado, que foi na Índia. Essa afirmação é atribuída, não a H.J.Murray com a sua “A History of Chess” de 1913 mas sim a Duncan Forbes com a sua “The History of Chess” de 1860.



Senão vejamos. Um dos jogos do antigo Egipto, cujo tabuleiro e peças chegou até nós, foi encontrado no túmulo de Tutankamon, em 1926. Há painéis com desenhos e escrita egípcia, de personagens famosas a jogarem tal jogo, como por exemplo no tempo de Karnak ( XIII séc. A.C.) e no livro dos mortos, no Museu Britânico (Papiro com o escriba Ani e sua esposa) e ainda Nefertari, esposa de Ramsés II



Os faraós egípcios anteriores à XVIII dinastia, expandiram as conquistas para lá da Pérsia chegando mesmo à Índia onde os nativos ainda desconheciam o uso da roda e por lá expandiram o conhecimento. (El AJEDREZ – Investigaciones sobre su origem, de D. José Brunet y Ballet – 1890).

Com a conquista do Egipto, por Alexandre Magno e a expansão também até à Índia de toda a cultura grega, foi natural que as tropas gregas levassem pela segunda vez as versões mais elaboradas deste jogo, que naqueles tempos, foi melhorado na antiga Bizâncio, mais tarde Constantinopla, e hoje, Istambul. Daqui a expansão do xadrez tomou dois rumos para ocidente, um pelo norte via Europa central, chegando ao pais dos sovietes, Germânia e Império Franco e mesmo à Catalunha antes dos árabes, e outro pelo sul depois da conquista da Pérsia pelo muçulmanos que o trouxeram de novo para o Egipto, Norte de Africa e Península Ibérica.

E aqui o círculo fechou-se, e as duas versões do xadrez reencontraram-se.


A minha versão da origem do xadrez, baseada nas mais antigas versões do mesmo jogo.


Coimbra, 2008-09-08 - António Mendes Curado

1 comentário:

Anónimo disse...

Este homem é um Siiinhor ! :) Obrigado pelo seu artigo.