casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O maior génio autodidacta do xadrez







Já tinha sido publicado no "velho" Lusoxadrez artigos sobre esta estrela Indiana que apareceu na Europa durante 4 anos, fez miséria entre os GM's de top da época e da mesma forma que apareceu, desapareceu. É ele: Mir Malik Sultan Khan.o 1º GM (2) Indiano e consequentemente, Asiático.

Sultan Khan foi o campeão nacional de xadrez indiano no ano de 1928, e esse feito levou a que o "seu senhor" (na altura era mesmo assim) o trouxesse para a capital do império britânico, Londres, em 1929.

Ronald Câmara em artigo especial para o site BC Café "Um Xátria do tabuleiro" (do qual reproduzimos alguns trechos) disse o seguinte sobre este génio Indiano:

“Não obstante sua importância histórica como berço do xadrez, a Índia até pouco tempo só havia alcançado projecção nas lides do tabuleiro por intermédio do extraordinário Mir Malik Sultan Khan.
De origem humilde, nasceu em 1905 em Mittha Tawan no distrito de Punjab e morreu em 25.04.1966, na localidade de Sargotha. (1)
Sem instrução, aprendeu a jogar xadrez ainda garoto com o seu pai, que se situava entre os bons jogadores da cidade. O palco de exibição de suas habilidades enxadrísticas eram as ruas de Punjab, onde foi descoberto pelo coronel do exército indiano Sir Nawab Umar Hayat Khan, que constatou tratar-se de um ‘diamante bruto’, necessitando somente ser lapidado para mostrar todo seu brilho e valor.
Incorporado à família Khan, passou a adotar esse sobrenome e contar com todo incentivo de seu protetor. Os frutos desse trabalho não tardaram em aparecer e logo coroou seus esforços com a conquista do campeonato de seu país em 1928.
Verificando que o seu pupilo precisava de um meio mais adiantado para desenvolver todo seu talento, seu patrono levou-o para a Inglaterra, onde teve oportunidade de superar as principais estrelas internacionais, derrotando Alekhine, Capablanca, Rubinstein, Tartakower, Flohr e vários outros astros de primeira grandeza.
Por três vezes, em 1929, 1932 e 1933, sagrou-se brilhantemente campeão do império britânico e ocupou com destaque o 1º tabuleiro da equipe inglesa no Campeonato das Nações de 1930, 1931 e 1933. Por seus feitos, recebeu o reconhecimento de seu país natal, sendo agraciado com o título de Mir, que caracteriza um herói nacional.
Deste modo, passou para os anais históricos como Mir Malik Sultan Khan e mereceu de Capablanca, habitualmente parcimonioso em elogios, a consagradora apreciação:
"Considero-o um gênio, possuidor de um extraordinário talento natural para o xadrez".

Assim como apareceu, o seu amo levou-o de regresso à India e nunca mais houve qualquer registo de que continuasse a jogar xadrez.

Quero deixar algumas notas:

  • Segundo consta o homem era analfabeto e nem as partidas saberia apontar
  • No site Chessmetrics aparece com um ELO digno de nota.
  • Há alguns jogadores com mais nível técnico que o Indiano. Seria no entanto muito engraçado que todos tivessem tido a mesma formação deste, e ver se seriam tão fortes como o Mir Sultan Khan. Tenho as minhas dúvidas...a maior parte dos génios soviéticos conseguiam chegar a níveis altos graças a muito trabalho e transmissão de conhecimentos. Fischer, foi um individualista, mas é sabido que se rodeava de toda a literatura que podia adquirir. Este homem, jogava apenas com a força que a natureza lhe tinha dado.
  • Assim sendo, não tinha acesso a nenhuma da reduzida literatura que havia na altura, não podendo por isso preparar as partidas com os GM de top da época, saber as novidades teoricas, etc...
  • Na passagem da decada de 20 para a de 30 deve ter sido um choque para a rígida sociedade Britânica que um servo provasse ter uma inteligência superior aos nobres ingleses.
  • Como servo indígena, dificilmente poderia partilhar os seus pensamentos/análises com os nobres jogadores ingleses, que nas primeiras décadas do Sec. XX certamente o excluiriam das suas relações.

Quando forem à Figueira da Foz e depararem com os jovens génios Indianos que vão estar presentes, já poderão dizer que souberam um pouco da história da India.

AQUI poderão saber um pouco mais da enigmática história de Mir Sultan Khan.

Sugiro também que pesquisem a Miss Fatima que na altura também veio da Índia para Inglaterra pela mão do mesmo senhor, e se sagrou também campeã britânica de xadrez em 1933.

PODEM VER AQUI OS JOGOS (TIPO MELGA) EFECTUADOS PELO
MIR SULTAN KHAN

O xadrez jogado pelo Mir não era agressivo, antes se baseando na ancestral calma asiática. Se fosse necessário jogar 100 lances, Mir jogaria sem qualquer problema. A partida que vi, em que ganhou ao Capablanca é disso um exemplo. Capablanca, praticamente em Zugswang foi repetindo lances de Dama, imediatamente imitado por Mir Sultan Khan.

(1) Actualmente faz parte do Paquistão
(2) Na altura não havia o título oficialmente, mas dado o nível, seria-o certamente




Sem comentários: