casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Xadrez à borla na net ? Sim é verdade!



Clikem na imagem para aceder à página do FICS

Numa altura em que o mercantilismo tomou conta de tudo, é de realçar que o FICS (Free Internet Chess Server) continua fiel ao seu compromisso de proporcionar a prática de xadrez na Internet gratuitamente.
Para quem não sabe, nos primórdios da Internet existiu um servidor de xadrez (que presumo seja o actual ICC) em que se jogava xadrez gratuitamente.
Depois, surgiu uma facção que entendeu que o serviço que proporcionavam teria de ser pago. A outra, achava que a prática do xadrez devia ser gratuita.
Foi assim que nasceu o FICS, que mantendo-se fiel aos seus princípios mantém-se grátis, permitindo que os jogadores registados usufruam de todas as funcionalidades ,enquanto o ICC, que de início ainda permitia a qualquer um jogar partidas sem ranking, acabou com isso e agora só joga quem pagar.
O FICS permite jogar torneios de vários ritmos, assistir a toda e qualquer partida que se dispute, a utilizar o chat interno, a jogar torneios de equipas, assistir a aulas de xadrez, analisar partidas com companheiros em tempo real, etc, etc..
Para poder jogar mais fácilmente existem vários interfaces gráficos, sendo os mais utilizados: Winboard , Cclient, Babaschess, Thief, e mais uma lista enorme aplicável a máquinas que corram Windows, Mac, linux ou unix.
No meu entender, o mais bem conseguido é o Babaschess, sendo o Winboard um "todo-o-terreno" que acede a inúmeros servidores de xadrez, sem provocar incompatibilidades.




Screen do Babaschess
(clike para aceder à homepage)

Pergunto eu, que sou da parvalheira, para quê pagar para jogar xadrez, se o FICS proporciona tudo o que se pode querer para jogar pela Internet.
Com uma boa dose de imaginação pode dar-se aulas de xadrez à distância para os mais jovens.
É muito fácil carregar no servidor do FICS uma partida em PGN , analisá-la para vários assistentes, que no conforto do lar, poderão participar, assistindo ou colocando as suas questões.
No ICC vários GM's ofereciam esses serviços, pagando é claro. Mas porque não utilizar este servidor para intensamente e ao longo do ano preparar os mais jovens para mais altos vôos?
Garanto-vos que um colega meu, que só sabia mexer as peças, utilizando esta ferramenta, passou de <1000 style="color: rgb(51, 204, 0);" size="2">(eu... hehehehe) e ,por ter mudado de casa ficou sem net uns bons tempos. Depois ,foi tirar um curso superior, e ficou sem qualquer tempo livre para continuar a evolução.

Será que só o que custa dinheiro é que é bom ? Experimentem !


1 comentário:

Anónimo disse...

experimentem também o www.gameknot.com