casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Agência de Viagens: FPX

Não é, mas podia ser. Voltamos ao tempo de enviar jovens que são carne para canhão.
Vão disputar-se os Jogos Olímpicos, e quantas vezes não ouvimos dizer que "apurou-se por 1 segundo", ou "conseguiu os mínimos".
Porque deve ser diferente no xadrez, e não estabelecer MÍNIMOS de ELO ? Há uns anos vi uma proposta, penso que do Luís Costa em que estabelecia ELO mínimo por categoria para poder representar o País.
Estou totalmente de acordo. Que vai fazer alguém com 2000 /2100 quando 80% dos seus adversários têm ELO superior a 2300/2400? Esperamos milagres de Nª Srª de Fátima ,da Santinha da Ladeira, ou de um bispo da IURD ?
A única razão que me ocorre para estas participações é a FPX mostrar ao Mundo como o nosso xadrez é fraquinho, fraquinho...!!!
Reparem AQUI no posicionamento do nosso representante e nos participantes que estão atrás.
De uma forma simplista de analisar, verificamos que estão os representantes do país anfitrião, um japonês, um nepalês, um sul africano, um georgiano e um russo (?!?).
Sou defensor que o Ricardo Sousa deve ter um merecido prémio, mas nunca ir representar Portugal numa competição onde não tem a mínima hipótese de fazer um bom resultado.
Não seria contrário a que o Ricardo se deslocasse a Espanha a um bom torneio, ou a França, (Capelle por exemplo) mas nunca representando Portugal.
Em relação à Bianca Jeremias, que também participa, a situação é idêntica. Em 68 participantes é a 51º.
Poderão dizer-me: "E pá mas tu achavas que a Bianca devia integrar a equipa portuguesa nas olimpíadas!"
Verdade! Achava e acho! Mas a situação não é a mesma. A Bianca nas Olimpíadas refugiava-se no 3º tabuleiro e possivelmente em encontros em que as adversárias fossem mais fracas. O 3º tabuleiro seria da Ana Batista/Ariana Pintor e a Bianca jogaria eventualmente para descanso da equipa e ia ganhando experiência internacional.
Aqui é diferente. Vai defrontar as melhores jogadoras do Mundo, na categoria, sem rede, em confronto directo.
De qualquer forma, acompanhe o Mundial, que se disputa de 02 a 16 Agosto de 2008 que os nossos jovens tentarão fazer o melhor que lhes for possível.

CLIKE NA IMAGEM PARA ACEDER À PÁGINA DOS CAMPEONATOS

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá António Russo!

É só para te lembrar que agora, nas Olimpíadas, ambas as equipas (abs. e fem.) têm 4 tabuleiros e 1 suplente.

Esta hoje, ao que parece, vai sem gralhas...

Cordialmente,
Carlos Sirgado

Xeque-ao-rei disse...

Ainda bem que há quem esteja atento! Obrigado. Realmente não sabia da alteração, mas a filosofia do artigo mantem-se. Teóricamente a 5ª jogadora jogaria com jogadoras mais acessíveis.

Anónimo disse...

O Xadrez deve ser a única modalidade em Portugal que não se faz representar pela sua vice-campeã nacional. Dá que pensar!!!!