casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 31 de agosto de 2008

Faltas de comparência e outras merdas!

Nada de estranho alguém jogar Cf3 e ganhar.
Não seria nosso motivo de escrita o GM António Fernandes jogar Cf3 e ganhar. É um lance que proporciona muitas vitórias a alto nível. Agora jogar Cf3 e ganhar 1-0 porque o profissional IM Rui Dâmaso não respondeu ao lance é que é esquisito e pode decidir o título de Campeão Nacional.
Admitimos que o que motivou a falta de comparência tenha sido um motivo de força maior (doença por exemplo). Nunca admitiremos que a ausência tenha sido motivada por outras razões!
Se um jogador nosso, classificado em 38º lugar desse uma falta de comparência, já seria motivo de crítica. Afinal, essa F.C. pode por em causa a disputa do 25º lugar, lugar esse que não é importante para ninguém, mas é para o jogador que se viu privado do mesmo por essa (má) via.
Agora, estamos a falar da disputa do título de Campeão Nacional de Portugal !
Estamos certos que mais uma vez a FPX vai assobiar para o lado porque se trata de um IM de reconhecido valor. Não havendo outro alibi, é o continuar da história do lançador de peso que na China disse que "eram horas de estar na caminha.." Esperamos sinceramente que num evento internacional, um dia não vejamos um atleta português a preferir "estar na caminha" como os amadores o não fazem...!
Ainda há dias passou despercebido a todos o "caso" do Carlos Oliveira que com a falta de comparência possibilitou o apuramento quase directo de 2 dos 3 apurados para a disputa do Nacional (só o Vasco Diogo o tinha garantido!) .
Lembramos que no jogo da véspera que publicamos aqui no blog o Carlos Oliveira tinha empatado com o nosso Vitorino. Pelo que pareceu na altura o C.O. tinha ficado com um bocadito de "azia" pelo empate. Como posteriormente foi demonstrado, deveria estar agradecido aos Deuses de não ter ficado a zero.
Isso são coisas normais, e embora não devessem acontecer, todos os dias acontecem.
O que é lamentável é que no último jogo o C.O. tenha com a sua falta de comparência influído muito no apuramento de 2 dos 3 integrantes do Nacional.
Até quando faltas de comparência não justificadas vão ser permitidas sem penalização?
Que tal uma regra de penalizar com derrota e no dobro de pontos ELO que perderia se jogasse e perdesse ?

EDITADO 23 horas: O MI Rui Dâmaso voltou a ter FC na 5ª sessão em que jogaria com o GM Luís Galego. A única justificação para esta situação é estar doente, perdendo assim a hipótese de lutar pela revalidação do título. Se fôr o caso, desejamos as suas rápidas melhoras .


NOTA: Vejam os jogos desta jornada que foram muito interessantes|

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois. Bota sheik! Os gajos tem medo de jogar uns com os outros. Pruridos de uma constelação demasiado grande para a selecção nacional. Sinto um apreço enorme por esse jovem Jorge Cruz. Força Rapaz. Apesar de uma ou outra fragilidade, tem uma beleza serena no jogo e agarra-se como se fosse de coração. Espero por mais um ponto. (PS: Mais xadrez para o país todo. Atente-se ao exemplo do Círculo de Xadrez de Montemor-o-Novo)

Afonso Santos
Évora