casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Histórias do xadrez

Caçadores, pescadores, advogados, jogadores de xadrez e outros mentirosos...
Se conhece umas histórias de xadrez, partilhe. A caixa de comentários está ao seu dispôr.
Não vale é dizer que esteve quase a ganhar ao Kasparov em 15 lances :)
Se for ao Anand, ainda vá lá, a gente acredita rsrsrsrrsr


Não sei o porquê mas é difícil pôr um jogador de xadrez a falar das suas peripécias. Nos jantares que vocês já conhecem e que acontecem às 6ªs Feiras, de vez em quando o Vitorino (Victor Ferreira), o Pedro Vinagre ou o Carlos Nascimento lá contam as histórias do antigamente. É com cada uma!
Há uns bons anos o GXS-Grupo de Xadrez de Santarém teve uma página na Internet. Nela foram contadas inúmeras histórias do xadrez scalabitano e que tinham normalmente como "artista principal" o Manuel MARTINHO LOPES.
Uma das histórias mais engraçadas foi qd. num jogo decisivo do extinto (secção de xadrez) Clube Riomaiorense o Martinho Lopes podia ter papado uma torre limpa ao adversário e terminar o jogo.
No final, quando questionado pelos outos membros da equipa porque não tinha tomado a Torre, responde ele indignado: E depois? Olhei para os vossos jogos e nenhum ia acabar rápidamente. Que é que eu ficava a fazer 1 hora??? Quem pense que é fábula, desimagine-se! O Martinho Lopes (barbanegra para os mais antiguinhos) era mesmo assim !
É uma pena que a maioria das histórias de xadrezistas portugueses não seja compilada, pois daria um excelente livro de leitura.
Entretanto encontrei ESTE "SITE" Brasileiro que tem 4 histórias engraçadas.
Caso 1 - Mequinho Convida - Caso 2 - Xadrez: Jogo de Azar -
Caso 3
- Do You Speak English? - Caso 4 - Xadrez e Medicina

* Seria engraçado a RPX ir publicando umas histórias nacionais deste tipo, na Revista. Acho que o pessoal gosta

Sem comentários: