casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

«Então, quanto tiraste a xadrez?»

No Colégio de Gaia, o xadrez é uma disciplina como Português ou Matemática

Xadrez curricular no Colégio de Gaia


A pergunta pode ser feita pelos alunos do Colégio de Gaia que, no final de cada período, têm uma nota especial, pois o xadrez é uma disciplina curricular como qualquer outra, com avaliação, faltas e sumários.

Deste modo, entre o Português, a Matemática ou as Ciências, estes alunos podem encontrar um «não satisfaz», «satisfaz» ou «satisfaz bastante» a xadrez na pauta.

«Nós já ensinávamos xadrez como desporto, mas um membro da direcção aficionado explicou os valores e as potencialidades do jogo e a direcção decidiu introduzi-lo como uma disciplina a partir de 2007/2008», contou Bruno Figueiredo, o professor de xadrez do Colégio de Gaia, ao tvi24.pt.

Para já, «cerca de 300 alunos do 5º ao 9º ano» têm esta disciplina, sendo que «a maioria tem boas notas». O professor, que é também jogador de competição, adiantou ainda que a escola «pretende alargar, no próximo ano, o ensino de xadrez entre o 1º e o 4º ano», o que significará cerca de 400 alunos no total.

A ideia «não assustou» os alunos ou os pais deste colégio, garantiu Bruno Figueiredo: «Sempre houve bastante interesse e curiosidade por parte dos pais e, embora no início tenha havido alguma estranheza de alguns, agora os alunos gostam.»

O professor de xadrez explicou ao tvi24.pt quais as qualidades deste jogo de tabuleiro que já estão a produzir efeitos positivos nos alunos. «A nível humano, o xadrez desenvolve a concentração, o respeito pelo adversário, o aceitar a derrota também como uma vitória do outro e o saber gerir o tempo», começou.

«Ao nível do raciocínio, desenvolve o planeamento, o pensamento por antecipação e a memorização no início do jogo, a criatividade a certa altura do jogo e o cálculo mais para o final do jogo», concluiu.

A prova dos bons resultados está no facto de alguns alunos da escola terem sucesso nos quadros competitivos do desporto escolar do Ministério da Educação e, através da cooperação com a Academia de Xadrez de Gaia, também a nível federado.


Sem comentários: