casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Dedo nos olhos" de todos!

.
A toda a comunidade xadrezistica nacional (440 e-mails de momento de norte a sul do pais e ainda nos Açores) que eu disponha de e-mails,envio esta menagem.

A Federação Portuguesa de Xadrez respondeu no site oficial (http://fpx.weebly.com/), duas semanas depois, aos clubes que reclamaram ilegalidades na listagem para o campeonato nacional por equipas 2010-2011.

Relembro e sublinho os pontos chaves do regulamento (que podem verificar integralmente aqui ):

Artigo 36 (Inscrições de Equipas no Campeonato Nacional por Equipas)

5. Para inscrição de um clube no Campeonato da 1ª Divisão existem as seguintes condicionantes:
participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior, de 15
jovens diferentes pelo menos, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é
feita com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0
jovens; época de 2009-10: 5 jovens; época de 2010-11: 10 jovens).

6. Para inscrição de um no Campeonato da 2ª Divisão existem as seguintes condicionantes:
participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior de pelo
menos 8 jovens diferentes, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é feita
com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0 jovens;
época de 2009-10: 4 jovens).


Relembro ainda as palavras (que não vieram a ser cumpridas) que o presidente da federação,o senhor engenheiro Jorge Antão,escreveu em tempos no site da Fpx (podem confirmar aqui ):

"Nota Importante - Juridicamente não se pode retirar direitos às equipas que os obtiveram de acordo com o actual RC"


Perante a clareza do exposto, a Federação Portuguesa de Xadrez interpretou que esta época os clubes só precisariam de ter tido 5 jovens a jogar a época passada para se inscreverem na I Divisão e 4 para se inscreverem na II Divisão.

Mas perante essa interpretação da fpx eu pergunto:

Então como é que a época passada de 2009-2010,houve equipas que não se poderão inscrever na I divisão por não terem tido 5 jovens em 2008-2009 e houve equipas que não se poderão inscrever na II divisão por não terem tido 4 jovens?

Isto é tudo demasiado claro,para o senhor engenheiro Antão e o senhor Joaquim Eduardo de Sá (presidente do conselho de justiça da federação que decidiu da forma que se pode ver aqui ) nos estarem a "enfiar o dedo nos olhos" a todos desta maneira!

Se não veja-se os numeros de jovens necessários,independentemente da época a que se refira:

O numero transitório de jovens para a inscrição na I divisão,evolui de um ano para o outro de 0 jovens,para 5 jovens e depois 10 jovens.

O numero transitório de jovens para a inscrição na II divisão,evolui de um ano para o outro de 0 jovens, para 4 jovens e depois não há mais nenhuma época com regime transitório,passando a aplicar-se os 8 jovens.

É só ler os pontos 5 e 6 do regulamento acima exposto!

Na época 2008-2009, não houve nenhuma equipa a ser impedida de se poder inscrever quer na I divisão,quer na II divisão por não ter tido jovens a época anterior,devido ao numero transitório de 0 jovens na época anterior (2007-2008).

Na época 2009-2010, o Sport Faro e Benfica não se pode inscrever na I divisão,por não ter tido 5 jovens a jogar os distritais,regionais ou nacionais jovens na época anterior (2008-2009).

Na época 2009-2010, 9 equipas (AA Amadora I,Circulo Arte Recreio,O Amanhã da Criança,CR Estarreja,AA Amadora II,Casa do Xadrez,Clube EDP,Ateneu Setubalense,CR Feijó,Glória FC) não se puderam inscrever na II divisão,por não terem tido 4 jovens a jogar os distritais,regionais ou nacionais jovens na época anterior (2008-2009).

Assim sendo,se na época passada de 2009-2010 (primeira época que se aplicou o artigo 36º do regulamento de competições), os números a serem adoptados foram 5 e 4 jovens para a I e II divisão respectivamente, então como se pode aplicar novamente esses números na época seguinte,se em algum momento o regulamento repete o mesmo numero transitório de jovens em duas épocas seguidas?!

É que se a interpretação errada dos regulamentos da fpx estivesse certa,e esta época o numero de jovens necessários fosse de 5 para a I divisão e 4 para a II divisão,então na época anterior de 2009-2010 o numero teria de ter sido 0!

Então se assim fosse, a fpx em 2009-2010,não permitiu injustamente a inscrição de 10 equipas nas divisões a que as mesmas tinham direito!

É assim tão difícil de entender caros senhores Jorge Antão e Joaquim Eduardo de sá?!

Perante o exposto, está demasiado claro que na época 2009-2010 a anterior direcção da fpx cumpriu os regulamentos em vigor e esta época a nova direcção não o está a fazer,sabe-se lá porquê!

Digo Sabe-se lá porquê,até porque o engenheiro Antão disse-me telefonicamente que não dava para falar comigo pelo meu "estilo publico"!

Sim,leram bem!

O engenheiro Antão pelos vistos só tem interesse em conversas privadas sobre os assuntos de xadrez!

Mesmo quando esses assuntos tantos clubes envolvem e deveriam ser o mais transparentes e públicos possíveis!

Quem de consciência tranquila dorme, pode querer privar conversas da vida pessoal,profissional,etc...mas não de assuntos que envolvam clubes de norte ao sul do país e ainda no Arquipélago dos Açores numa competição de xadrez!

Pelo menos a transparência e a imparcialidade assim agradecem!

Só resta que todos guardem na memória os nomes das pessoas que incumpriram os regulamentos numa prova tão importante como o campeonato nacional por equipas.

Perante o que vêm,guardem esses nomes e recordem-nos deles um dia.

E que haja moral a estes senhores supra citados, para exigirem qualquer cumprimento regulamentar durante o campeonato nacional por equipas 2010-2011.

Custa-me muito a acreditar que este incumprimento regulamentar da fpx se deva única e exclusivamente a um erro de interpretação .


Era muito bom que fosse apenas só isso,mas custa-me mesmo a acreditar nisso!


Cumprimentos a todos


Rúben Elias
(Filiado nº22100 na fpx,sendo apenas nesta qualidade que me dirijo á federação neste e-mail)


Sem comentários: