casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Notícias de Cabo Verde e do Festival de Xadrez em São Vicente, nos Media locais...


« Festival de Xadrez traz um mestre internacional a São Vicente




ImageA Associação de Xadrez de São Vicente (AXSV) organiza nos próximos dias 28, 29 e 30, na Praça Amílcar Cabral, no Mindelo, o primeiro festival da modalidade que contará com a presença de um grande mestre internacional, o português Luís Fernandes.

O festival enquadra-se nas actividades comemorativas do 21º aniversário da criação da AXSV e conta com concurso de dois representantes da Praia e de outros tantos da ilha do Porto Grande.

O vice-presidente desta associação, Francisco Carapinha, avançou que a cidade da Praia estará representada pelos xadrezistas António Monteiro “Tanta” e João Domingos, considerados dois dos melhores praticantes da modalidade actualmente na capital.

A ilha de Porto Grande conta com o concurso de Luís Fernandes e do italiano Alessandro Mazzoni, dois conceituados praticantes e que nos últimos tempos têm dominado o mundo do xadrez na ilha de São Vicente.

De acordo com a organização, outra grande atracção deste festival estará concentrada a volta de um grande mestre internacional de xadrez, o português António Fernandes, 46 anos, detentor do maior número de internacionalizações pela selecção de Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo.

Com 14 Olimpíada de xadrez já disputadas, António Fernandes é considerado um dos poucos jogadores em todo o mundo com tão elevado número de participações, estando perto das 16 Olímpíadas já disputadas pelo russo Viktor Korchinoy, aspirando mesmo bater o record mundial nas próximas olímpiadas.

A arbitragem deste festival estará a cargo do próprio vice-presidente da AXSV, Francisco Carapinha, 46 anos, e que actualmente representa a selecção nacional de Portugal da modalidade nos matchs com a Finlândia e com a Austrália e no Torneio comemorativo do XV aniversário da Federação de Xadrez da Eslovénia. »




« São Vicente: Festival de Xadrez marca comemorações dos 21 anos da Associação



Autor : AA
Fonte : Inforpress
Local : S.Vicente

Mindelo, 20 Nov. (Inforpress) - A Associação de Xadrez de São Vicente (AXSV) vai marcar as comemorações dos seus 21 anos com um Festival de Xadrez, envolvendo praticantes de São Vicente e de Santiago e ainda o Grande Mestre português António Fernandes.


O evento, previsto para dias 28, 29 e 30, engloba um torneio comemorativo, torneio de partidas rápidas e simultâneo com personalidades da vida social, empresarial, político e diplomático, do Mindelo.

O programa prevê ainda o lançamento do livro “Primeira Antologia Pessoal”, da autoria de António Monteiro, um dos jogadores participantes no torneio comemorativo 21.º aniversário da AXSV.

De São Vicente participam no torneio comemorativo os xadrezistas Luís Fernandes e Alessandro Mazzoni e, de Santiago, devem marcar presença António Monteiro e José Domingos.

Constituída em 1987, mas desactivada desde 1991, a Associação de Xadrez de São Vicente tem desde Setembro passado nova equipa directiva, encabeçada pelo jurista Armindo Gomes.

Na altura da tomada de posse, o novo presidente prometera trazer, de novo, para a ribalta, tanto a associação como o xadrez, modalidade que “fez história” na década de 80 na ilha de São Vicente.

Outros propósitos da direcção da associação é levar o xadrez às escolas, promover o campeonato regional e dotar a associação de sede própria.

Para além de Armindo Gomes, na direcção, os restantes órgãos têm à frente Daniel Lopes, na Mesa de Assembleia, Rui Vera-Cruz no Conselho Fiscal e ainda Hermes Costa, no conselho jurisdicional e de disciplina. »

.

Sem comentários: