casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Proclamada Federação Cabo-verdiana de Xadrez


São Vicente: Proclamada Federação Cabo-verdiana de Xadrez – Francisco Carapinha eleito primeiro presidente 

 

 

Mindelo, 17 Abr (Inforpress) – Cabo Verde passa a contar com 12 federações desportivas com a proclamação, na manhã de hoje, no Mindelo, da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) que elegeu Francisco Carapinha como seu primeiro presidente da direcção.

Na assembleia geral constitutiva, que contou com as presenças, entre outros, da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, e do director-geral dos Desporto, Gerson Melo, os órgãos da novel federação foram todos eleitos por unanimidade dos presentes.

O presidente eleito lembrou, na ocasião, que a tarefa para se chegar à constituição da federação foi “árdua”, um “sonho” hoje tornado realidade, como disse, e, por isso, não esqueceu “os entusiastas da primeira hora”, já falecidos.

“O passado já passou e o futuro começa hoje”, lançou Francisco Carapinha aos seus pares quando, no discurso de tomada de posse, revelava as acções prioritárias que pretende concretizar neste seu mandato.

Nos primeiros tempos, indicou, as atenções da FCX estarão concentradas na acreditação e oficialização junto dos órgãos nacionais e internacionais, designadamente, o registro notarial, acreditação junto da Direcção-Geral dos Desportos (DGD) e inscrição na Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês).

Do plano de actividades constam ainda como prioridades a elaboração e aprovação dos regulamentos internos, a realização de açcões formativas, com destaque para a formação de treinadores, e ainda a busca da sustentabilidade financeira da federação.

Consciente, como revelou, de que a tarefa para a concretização desse primeiros passos “não é fácil, dá trabalho e demora tempo”, o presidente da FCX lançou, por outro lado, a ideia de realizar, ainda este ano, o primeiro campeonato nacional absoluto de xadrez e o primeiro campeonato nacional de equipas.

A Confederação Africana de Xadrez, por outro lado, através do seu presidente, enviou uma mensagem de felicitação à novel FCX, na qual desafia a federação a marcar presença nas Olimpíadas de Xadrez, previstas para o mês de Setembro, em Baku (Azerbaijão).

Os órgãos sociais eleitos da FCX foram distribuídos pelas quatro associações regionais existentes no país, na óptica de "um órgão social a cada associação regional", cabendo à região desportiva de Santo Antão a Assembleia Geral, a de São Vicente a Direcção, a do Sal o Conselho Fiscal e Jurisdicional e a de Santiago Sul o Conselho Técnico.

Paralelamente à assembleia geral realizada hoje, continua a decorrer um curso de árbitros de xadrez, ministrado pelo formador português Carlos Oliveira Dias, o qual irá permitir que os formandos que obtiverem aproveitamento possam vir a ser licenciados como árbitros nacionais, “condição indispensável” para a realização, no futuro,  de provas oficiais com árbitros nacionais.

AA/CP
Inforpress/Fim


.

Sem comentários: