casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Morreu o Mestre Nacional Rui Nascimento.

 


Morreu no passado dia 4 de Setembro o Mestre Nacional Rui Nascimento.

Para além de xadrezista foi também problemista de grande mérito, com reconhecimento internacional.
Homem de cultura, os seus interesses abrangeram a literatura, a música e o xadrez.

Era o mais velho Mestre Nacional vivo.
Agora passou a ser o meu pai.

O funeral teve a presença de apenas 8 ou 9 pessoas, entre as quais o meu pai.

A comunidade xadrezística pura e simplesmente esteve ausente, talvez por desconhecimento, pelo menos quero acreditar nisso.

Abaixo transcrevo apenas excertos da Wikipedia a seu respeito, donde sublinho a seguinte informação:

No ano 2000, recebeu o título de Mestre Honorário de Composição em Xadrez (Honorary Master of Chess Composition) concedido pela FIDE.

--

Rui de Carvalho Nascimento (Setúbal, 14 de Junho de 1914) é um xadrezista e problemista de xadrez português.
Filho de Josué do Nascimento, funcionário da Câmara Municipal de Setúbal e de Maria José Ferreira de Carvalho Nascimento, doméstica, completou o 5º ano (actual 9º) no Liceu de Bocage, em 1929.
Aprendeu a jogar xadrez com o seu professor de matemática, Álvaro Sequeira Ribeiro e, em 1937, congregando diversos praticantes de bom nível, fundou o Grupo de Xadrez de Setúbal, com sede no Café Nicola, em Setúbal.
Enquanto jovem, foram alvo do seu interesse diversos géneros de actividades culturais, interesses que têm perdurado pela sua vida fora. Estudou música e violino, tendo integrado o coral Orfeão Cetóbriga e orquestras por este organizadas. Escreveu poesia e teatro, tendo levado à cena, em1940, com o seu irmão mais velho Mário Nascimento, jornalista e pintor-cenógrafo, na Sociedade Filarmónica "Os Loureiros" (Palmela) a revista De Vento em Popa. Foi ainda autor de mais duas peças de teatro - Filtro de Amor e Cobras e Lagartos. Em 1941, ganhou três primeiros prémios e várias menções honrosas nos Jogos Florais de Setúbal.
Seria, no entanto, como xadrezista que mais se notabilizaria, tendo-se dedicado, desde muito cedo, aos Problemas de Xadrez, uma especialidade diversa do aspecto lúdico convencional.
Actualmente com 94 anos, completados em Junho de 2008, continua ainda activo na composição de problemas de xadrez, sendo o decano, ainda em actividade, nesta arte, e internacionalmente conhecido como "The Nonagery".

Actividades no campo do problema de xadrez


Recebendo o 1º Prémio do Campeonato Bancário de Xadrez (1957)

O livro "Problemas de Xadrez" (1986), única obra sobre este tema de um autor português
Um dos raros especialistas mundiais de problemas "figurativos" ou "simbólicos", Rui Nascimento dedicou trabalhos do género a inúmeras personalidades como Paganini, Einstein, Papa João Paulo II, Maria de Lurdes Pintasilgo, Infante D. Henrique e Damião de Odemira, boticário, autor do 1º Tratado de Xadrez conhecido, publicado em Roma em 1512.
Inventou um tema baseado em mates múltiplos a que deu o nome de Margarida, em memória de sua filha mais velha, falecida com 25 anos de idade em acidente de viação no Brasil, em 1972. Com este tema dirigiu um concurso internacional da Revista Portuguesa de Xadrez, em 1977, que recebeu setenta e cinco trabalhos, desde a Índia ao Brasil.
Foi, também, juiz em concursos internacionais, como o "Meredith" da Federação Portuguesa de Xadrez (1987), o Concurso Nacional de Soluções (1987) ou o Concurso de Competição em "Toto-Xadrez", modalidade por si inventada, em 1995. Entre as diversas composições de que é autor, RCN destacou-se dentro da "Heterodoxia", sendo a mais notável uma, constituída num tabuleiro de casas normais, com quatro cm de lado, mas cuja diagonal é do comprimento do diâmetro do Universo. Noutras composições, estas "Ortodoxas", concorreu a torneios internacionais, vencendo o Jubileu Grande-Mestre D. António Argüelles SEPA–Espanha (1992, Recomendação Especial Cabala, o Concurso Internacional Sherlock Holmes de The Problemist (1992, 2ª Menção Honrosa), o Concurso Internacional GAMA I, instituído pelo seu companheiro no Problemismo, Gabriel Mariz Graça, obtendo em 1993, 1º Prémio; 1995, 1ª Menção Honrosa e 1996, 1º Prémio.
Manteve, desde o nº 1 do jornal diário Correio da Manhã (1979), uma secção diária de resolução de problemas, até que a 31 de Dezembro de 1991 convidou outro xadrezista, entendendo ser necessário dar lugar aos novos talentos. RCN fez parte dos corpos directivos do Grupo de Xadrez de Setúbal, do Grupo de Xadrez de Lisboa, do Grupo de Xadrez Alekhine e da Federação Portuguesa de Xadrez e representou Portugal no congresso da FIDE Permanent Commission for Chess Composition, que teve lugar em Alicante e Benidorm (Espanha), em 1990.
RCN dirigiu ainda a Revista Portuguesa de Xadrez, o Boletim do Grupo de Xadrez Alekhine e a Revista Xeque-Mate, tendo colaborado de forma dispersa em jornais como O SetubalenseDiário de LisboaGrande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, e os britânicos The Problemist e The Independent.

Principais obras publicadas

Autor de diversos livros sobre problemáticas do xadrez, as suas publicações incluem o livro Problemas de Xadrez (1986, Europa-América), sobre História, Antologia e Técnica,Problemas de Xadrez II (1995, edição poligrafada), em que completa a antologia da actividade problemística portuguesa, Alekhine – O Último Segredo (2003, ed. poligrafada), onde descreve a sua convivência com o Mestre russo Alekhine quando este se refugiou no Estoril nos anos 1940, e Cartapácio de Figurativos (2006, ed. poligrafada). Neste último, existem, entre outros, oitenta e oito problemas figurando as constelações celestes. O seu trabalho mais recente foi uma série de Problemas Heterodoxos Figurativos, contendo dois Reis pretos.
O xadrezista e amigo Mário Silva Araújo, publicou em 1998 o livro "Rui de Carvalho Nascimento - Uma Vida Dedicada ao Xadrez", onde se pode ler a seguinte frase "O conhecimento do Problemismo em Portugal divide-se em dois períodos: pré-Nascimento e pós-Nascimento."

Participações em torneios e prémios obtidos


Na sua homenagem em 1988
  • Em 1937 ganhou ex-aequo, o Concurso de Soluções da Revista Portuguesa de Xadrez e começou logo a compor e a publicar trabalhos próprios, tendo obtido, em 1945, a 1ª Menção Honrosa – Prémio Nacional no concurso internacional de composição da revista Stadium (Lisboa), conquistando a categoria de Mestre da Federação Portuguesa de Xadrez.
  • Em 1941 fixa-se em Lisboa, depois de ter ganho diversos torneios internos no clube que fundara. No III Torneio de Verão do Grupo de Xadrez de Lisboa, veio a classificar-se em 3º lugar com os mesmos pontos do vencedor.
  • Em 1942, foi 4º no campeonato do Grupo de Xadrez de Lisboa, obtendo a 1ª categoria; 5º no IV Torneio de Verão e 4º/6º no campeonato da capital.
  • Em 1943 e 1944, joga os II e III encontros Lisboa-Porto, ganhando as três partidas disputadas e, ainda em 1944, é 1º ex-aequono Torneio Principal de Lisboa e 10º no Torneio de Mestres. Um ano depois, ganha a 1ª e 2ª fases e termina em 5º/6º na final do Torneio da Associação de Xadrez do Sul, adquirindo também o título de Mestre da Federação Portuguesa de Xadrez, ao concluir em 7º posto no respectivo torneio. Integrado na equipa do Sport Lisboa e Benfica é campeão de Lisboa, e em jogos internacionais é seleccionado para os I e II Portugal-Espanha e match Léon-Lisboa, registando globalmente duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
  • Em 1946, ganhou ainda o 1º Prémio do concurso da Federação Britânica de Xadrez através de um problema elaborado em colaboração com o inglês Gerald Anderson, que então vivia em Lisboa.
  • Em 1947, nasce sua primeira filha, Margarida, a qual viria a falecer aos 25 anos num acidente de viação, quando passava férias no Brasil.
  • Em 1949, foi distinguido com o Prémio de Originalidade do Stratford Express. Por razão da doença e falecimento de sua primeira esposa Albertina Fernandes, esteve uns anos afastado das competições, regressando em 1952 com um triunfo na Taça Dr. Damas Mora.
  • Em 1953, é 5º na Taça Estoril e, em 1954, 3º na Taça Dr. Damas Mora. Todas estas competições reuniam bastantes dos melhores jogadores do tempo.
  • Em 1956 casa de novo, com Carlota Carapeta, professora no Colégio Valsassina. No ano seguinte, nasce sua segunda filha, Leonor.
  • Nesse mesmo ano, 1957, ganhou o Campeonato Bancário de Xadrez, individualmente e por equipas, em representação do então Banco da Agricultura, no qual era Director do Serviço de Títulos.
  • Entre 1984 e 1985 teve composições premiadas nos concursos do Boletim DCE-Brasil. Desde há bastantes anos que é a primeira autoridade portuguesa na especialidade problemística, tendo sido juiz em concursos de composição como Portugal-Espanha (1947), A Bola (1948) e Festival Iberoamericano-Brasil (1985).
  • Em Fevereiro de 1988, foi homenageado com uma festa xadrezística, nas Caldas da Rainha, pelo Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.
  • Em 1996 ganha o Concurso Internacional GAMA-96, instituído pelo seu amigo o problemista Gabriel Mariz Graça.
  • Em 1997, fundou a Tertúlia Damião de Odemira, constituída pelos Mestres de Xadrez: Gabriel Mariz Graça, José Vinagre, Vasco Santos, falecido em Janeiro de 2006, Mário Silva Araújo, Pedro Silva Araújo, Dagoberto Markl, M.I. Joaquim Durão e António Pedro Vinagre. A Tertúlia não se dedica exclusivamente ao Xadrez, mas nela se pode falar de qualquer tema cultural, artístico, literário ou científico. Publicou também o respectivo Boletim durante 40 números. O tertuliano Mário Silva Araújo dedicou a Damião o livro "Damiano, o Português e a sua Obra" (ed. poligrafada).
  • No ano 2000, recebeu o título de Mestre Honorário de Composição em Xadrez (Honorary Master of Chess Composition) concedido pela FIDE.


--

A Casa do Xadrez de Alpiarça apresenta assim sentidas condolências à sua família e amigos.



por Pedro Vinagre


5 comentários:

Anónimo disse...

Este Homem foi um "monstro" do Xadrez Nacional ! Uma pérola !
Brutal...

Pena que a FPX tenha ignorado o facto, ao que parece... Como é possível deixarem passar isto ???

Enfim...

LEONOR NASCIMENTO disse...

CARO AMIGO PEDRO VINAGRE

ESTOU MUITO COMOVIDA E GRATA POR ESTA BELÍSSIMA HOMENAGEM QUE AQUI FAZ A MEU PAI.

MEU PAI TEMIA QUE COM O SEU DESAPARECIMENTO E DE DOIS DE SEUS VELHOS AMIGOS, O MESTRE GABRIEL MARIZ GRAÇA E SEU PAI O MESTRE JOSÉ VINAGRE, VIESSE A EXTINGUIR-SE O "PROBLEMA DE XADREZ" EM PORTUGAL.

FELIZMENTE, OS MESTRES MARIZ E SEU PAI JOSÉ VINAGRE, AMBOS PERTO DOS 90 ANOS, AINDA SE VÃO DEDICANDO À ARTE DA COMPOSIÇÃO ESCAQUÍSTICA.

MAS... QUEM LHES SUCEDERÁ E A MEU PAI, NESTA RARA E DIFICULTOSA ARTE, QUE REQUER INTELIGÊNCIA, TEMPO E DEDICAÇÃO?

"Muito poucos infelizmente." - COMO MUITO BEM AFIRMA UM COMENTADOR DO BLOG "XADREZ MEMÓRIA" DO MESTRE ARLINDO VIEIRA.

FELIZMENTE, MEU PAI AINDA TEVE LONGOS ANOS DESDE A SUA APOSENTAÇÃO, AOS 65 ANOS, PARA SE DEDICAR AOS SEUS CONHECIDOS "HOBBIES" E A BEM DIZER, A SAÚDE AINDA O ACOMPANHOU QUASE TOTALMENTE ATÉ AOS 96.

FINALMENTE, RECEBEU XEQUE-MATE DO IMPLACÁVEL DEUS "CRONOS", DEPOIS DE, A MEU VER, SEMPRE TER JOGADO COM JUSTIÇA E INTELIGÊNCIA O GRANDE JOGO DE XADREZ DA VIDA... QUE, INFELIZMENTE E COMO ACONTECE NO TABULEIRO, TAMBÉM É CRONOMETRADO!

DEIXO 2 VIDEOS DO PAI E FOTOS DO 98º ANIVERSÁRIO -

http://www.facebook.com/photo.php?v=492864157390881

http://www.facebook.com/photo.php?v=488870817790215

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.488860174457946.117496.100000019041646&type=1

TRANSMITA MEUS RENOVADOS AGRADECIMENTOS A SEU PAI, ÚNICO MEMBRO DA "TERTÚLIA DAMIÃO DE ODEMIRA" QUE, AINDA QUE SENDO O MAIS IDOSO (89 ANOS) A SEGUIR A MEU PAI, FELIZMENTE GOZA DE BASTANTE SAÚDE, O QUE LHE PERMITIU TER ACOMPANHADO A NOSSA FAMÍLIA ATÉ À ÚLTIMA MORADA DO MEU PAI.

TAMBÉM, COMO SABE, FOI SEU PAI O ÚLTIMO AMIGO DO GRUPO A VISITAR MEU PAI AQUI EM CASA, CERCA DE 3 SEMANAS ANTES DO FALECIMENTO DO MESTRE E AMIGO RUI.

AINDA HOJE O MESTRE GABRIEL MARIZ ME TELEFONOU, REFERINDO QUE AS PERNAS NÃO O DEIXAM ANDAR MAIS DE 5 METROS, E COM MUITÍSSIMA PENA NÃO PÔDE ESTAR PRESENTE, ASSIM COMO OS "MANOS" PEDRO E MÁRIO ARAÚJO, AMBOS TAMBÉM DE SAÚDE ABALADA.

VOTOS DE SAÚDE E UM ABRAÇO PARA SI, SEU PAI, SUA MÃE E RESTANTE FAMÍLIA.

LEONOR NASCIMENTO

LEONOR NASCIMENTO disse...

DEIXO TAMBÉM ESTE LINK DO ATRÁS REFERIDO BLOG "XADREZ MEMÓRIA" - OUTRA HOMENAGEM A MEU PAI

http://xadrezmemoria.blogspot.pt/2012/09/faleceu-o-mestre-rui-nascimento.html?showComment=1347569713274#c8558380682837266151

OUTRO ASSUNTO - FOI ALUNO DE MINHA MÃE CARLOTA NO VALSASSINA, NÃO FOI?

LEONOR NASCIMENTO disse...

O LINK NA VERDADE É ESTE -

http://xadrezmemoria.blogspot.pt/2012/09/faleceu-o-mestre-rui-nascimento.html

O OUTRO ERA PARA UM COMENTÁRIO MEU.

LEONOR NASCIMENTO disse...

AMIGO PEDRO

VOLTEI AQUI PARA LHE PEDIR, QUANDO LHE FÔR POSSÍVEL, A CORRECÇÃO DO DIA DO FALECIMENTO MEU PAI, QUE OCORREU A 3 DE SETEMBRO E NÃO A 4.

MUITÍSSIMO OBRIGADA

LEONOR