casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Apelo ao Xadrez

Apelo ao Xadrez

Sou jogador de xadrez desde 1992, e com muito esforço consegui jogar um Campeonato Nacional de Xadrez de Jovens, só no escalão de S18. Eram tempos diferentes em que os Jovens eram apurados em percentagem ao Campeonato Nacional mais os três melhores Rankings e os Campeões Nacionais e os Campeões Regionais ou Distritais também iam com as despesas pagas.

Passados mais de 10 anos, cada vez há mais jogadores de xadrez e cada vez há mais negócio a rondar esta modalidade, ou seja, como o xadrez “supostamente” dá prejuízo às Associações e Federação mesmo com os Campeonatos Nacionais serem abertos a todos os jovens e há 10 anos eram fechados a quem se apurassem. Ou seja, São mais jovens a jogar os nacionais agora do que anteriormente e basta ter dinheiro para jogar. Não é necessário um jovem esforçar-se, perder as férias do Natal e do Carnaval por gosto ao xadrez, porque no fim se não tiver possibilidades financeiras, mesmo como Campeão Distrital, fica por terra. Que se passa com as Instituições Públicas como Associações e Federação para que não apoiem estes jovens?

Como Pais, deixavam o vosso filho de 6, 7, 8 ou até mesmo de 12 anos à responsabilidade de pessoas desconhecidas ou mesmo conhecidas momentaneamente ou que são ainda jovens e acabam por quererem ir para se divertirem e nas horas do expediente vêm qualquer coisa de xadrez? Este ano, o Campeão Distrital pagar 120€ depois de ter abdicado de férias de Natal e Carnaval pagar mais 15€ do que o 6º Classificado, penso que é uma vergonha. Acredito que a Federação não tenha verbas, mas se abdicarem dos jantares que assisti, das deslocações da viatura da FPX para uso de particular de responsáveis e até mesmo uma gestão mais aprofundada das despesas e como já deviam saber, para uma boa gestão é necessário mais entrada do que saída, mas o jovens não podem nem devem entrar nos cortes orçamentais.

Às Associações, caiba o carapuço a quem lhe sirva, pois não posso falar das que não conheço, mas em conjunto com a FPX angariar 157€ e depois prometer prémios no valor que pode chegar ao pago referente à inscrição alojamento e refeições. Espero que tenham noção de que os jovens S16 e S18 são menores de idade e que não podem receber prémios de jogo em dinheiro, isto se tiverem intenção de pagar, pois ainda não pagaram os respectivos prémios do ano transacto. Se quisessem fazer bem as coisas, ou davam aos S08 para cima que também são menores de idade e que os pais têm mais gastos do que um S18 ou então descontem a todos os jogadores porque todos eles são jovens.


Hugo Saraiva, jogador do GD Dias Ferreira, ligado à formação
(apelo referente aos Campeonatos Nacionais de Jovens -

- Penso que o xadrez está a mudar e não será para melhor)

.

2 comentários:

Pedro Lobo disse...

São demasiados e variados os xadrezistas que criticam o actual estado de coisas. Noutro artigo, os jogadores do Bombarral criticavam o Artº 36. Neste artigo é o Hugo Saraiva do GD Dias Ferreira a achar que as coisas não estão bem.
Em relação ao Artº 36, penso que nem os seus mentores o conseguem defender. Diria mais, depois de tantas críticas ninguém veio dar a cara e a prosa na defesa desse artigo aberrante.
Foi eleito um novo Presidente da FPX. Alguns elementos da anterior direcção transitaram do executivo anterior.
A questão que coloco é a seguinte:
Quantos mais patamares vai ser necessário descer no xadrez lusitano para alguém usar de bom senso e travar este descalabro?
Sr. Presidente recém eleito, antes de mais nada, sugiro que convoque uma Assembleia Geral em regime de URGÊNCIA e proponha a abolição do artigo 36, reclassifique as equipas que desceram mercê dessa aberração e olhem para o futuro do xadrez português como um xadrez inclusivo, selectivo em termos competitivos, mas que proporcione a prática a um número maior de aderentes.
É isso que se pede! Chega de malabarismos, de depauperar os cofres federativos em troca de promessas, e de políticas para inglês vêr.
Confio que dado o estado a que chegamos no xadrez que consiga fazer pior. Por isso tenho esperanças em que consiga trazer de novo o xadrez para um nível aceitável.

Martinho disse...

Para além da minha pessoas, tenho 2 filhos e um afilhado que está a minha responsabilidade, a jogarem xadrez. Tal como o Sr. hugo saraiva, e seu filho, são filiado na associação de xadrez do Porto.
Se é certo que actualmente os campeonatos são abertos (e ainda bem que o são, pois permitem a muitos jogadores o convívio e a possibilidade de medirem "forças" com jogadores da mesma idade e evoluirem o seu jogo), também é certo que o actual fluxo de verbas destinado as associações e a federação são menores, e que as mesmas teem vindo a decrescer anualmente. Não é um problema de agora, mas ao qual não nos devemos resignar. Mas também não deve ser lembrado quando os nossos filhos são campeõs distritais. Os meus filhos já o foram e não se lamentaram. Eu também não o fiz.
O problema de deixar os nosso filhos com "desconhecidos" é igualmente um problema antigo e que deve equacionado. Mas este problema não deixaria de existir, quer os nosso filhos paguem ou não!!! Por isso não entendo o porque da ligação deste problema com o factod e pagar.
O meu filho mais velho, bem como o meu afilhado são praticantes federados de natação, sendo que o meu filho é campeão distrital e regional, mas nem por isso deixou de pagar a sua inscrição e participação nos campeonatos nacionais, para além do facto de pagar imensamente mais para a prática de natação do que para a prática de xadrez. O meu filho mais novo é praticante federado de futebol, e eu pago um "balúrdio" mensal para essa prática. Posso reclamar" Poder, poder, podia. Mas não me adiantava de nada.

Acho caro o pagamento de 25 Euros para jogar os campeonatos nacionais? Não, não acho.
Acho caro o pagamento de 157 Euros (tx incrição alojamento e refeições por 5 dias) ? Não, não acho.
Aliás, gostaria de saber se alguém conhece algum hotel, de 3 estrelas, no período da Páscoa, que pratique esse preço. Não vão encontrar.

O Sr. Hugo Saraiva critica o "incentivo" que a AXP propos aos seus jogadores, e que basicamente é por objectivos, argumentando com o facto de que os menores não podem receber prémios de jogo.
Vamos ser claros : a AXP propos devolver o pagamento do valor de inscrição se atingir determinado objectivo, e se o mesmo for ultrapassado, contribui com outro determinado valor, atenuando o valor pago pela estadia/alimentação. Aonde está o prèmio de jogo???? E mesmo assim que eu saiba, não foram os jogadores, menosres, que pagaram a taxa de inscrição, estadia e alimentação. Foram os pais, e na mesma via o dinheiro é devolvido caso seja atingido os objectivos.
Mas já agora, o xadrez é um jogo??? Hum.... Então porque os nosso filhos jogam torneio com prémios monetários?????


Acho que é altura de não colocarmos problemas aonde os mesmo não existem.

O xadrez tem problemas ? Claro que sim. Concordo com muitas criticas que são feitas, mas sinceramente cada vez vejo menos propostas de soluções.

As Associações são compostas por clubes, que por sua vez são compostas por praticantes de xadrez.
Se cada jogador filiado contribuisse com 1 Euro mensal, o problema da comparticipação para os nacionais de jovens deixava de existir. 1 Euro por jogador/mês.
Eu, por minha parte já estou efectuando uma transferência para a minha associação.

Para que todos possam identificar-me, o meu nome é Martinho Cardoso, jogador e árbitro da Academia de Xadrez de Espinho, e presidente do Conselho Distrital de Arbitragem da AXP.