casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vírus mauzão: É dos piores de sempre !

.

Como não queremos perder os nosso estimados leitores, resolvemos prevenir-vos !

Anda para ai um vírus informático que é dos piores de sempre. Já fez parar milhões de PCs em todo o mundo. É o "conficker".

O que o torna especialmente rápido e eficaz é que entra no PC pelas portas USB fazendo-se valer, mais uma vez, de uma vulnerabilidade nesse campo do sistema operativo Windows.

Por enquanto, não faz mais do que consumir recursos até que o computador deixe de ser utilizável. Mas o "conficker", aquele que já é considerado um dos vírus mais maliciosos de sempre, está a fazer estragos não só em computadores pessoais, como em redes empresariais.
De tal forma, que que este "worm" já originou alertas de segurança pelo mundo todo, porque nenhum vírus conseguiu infectar tantos computadores nos últimos 4 anos ! Pelo menos 10 milhões de máquinas foram já afectadas. Portugal não é excepção.

O vírus usa um ficheiro de "autorun". Quando ligamos uma máquina ao PC via USB, o Windows corre automaticamente esse ficheiro assim que abrimos as pastas. Uma vez instalado, replica-se e "arrasa os recursos do computador", deixando-o lento e inútil. No caso de maquinas empresariais, "toma conta" das placas de rede e apropria-se das "passwords de administração", propagando-se depois pelos arquivos partilhados e impedindo / dificultando o acesso e assim, a sua remoção.

O "Automatic Update" do Windows já deve disponibilizar automaticamente uma correcção para essa "fraqueza" (bug), mas pelo sim pelo não, é melhor ir aos site do Windows e instalar essa correcção pessoalmente.

Para além disto, um programa anti-vírus e um anti-spyware actualizados (à data de hoje) são obrigatórios em qualquer computador !

Não diga que não avisámos ! ;)

.

Sem comentários: