casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Estatísticas do blog: Qual é a diferença entre Visit , View e Hit ?



Esta questão é muitas vezes levantada e aposto que quer neste blog, quer noutros ou em alguma página na Internet já consultaram as "Estatísticas" e se depararam com esta terminologia.

Para alem disso, muita gente pensa que sabe o que é e que sabe distingui-los bem mas... quando começa a faze-lo, "mete os pés pelas mãos" - como se costuma dizer - e afinal... sabem mais ou menos.


Mas afinal... qual é a diferença entre: Visit , View e Hit ?

Visit - Alguém entre no nosso Blog para dar uma "vista de olhos". Pode ler um artigo ou dois ou 100, conta só uma visita.

View - Número de artigos vistos por essa visita.

Hit - Número de recursos físicos foram requisitados ao servidor por essa
visita. Uma página é composta por muitos artigos e um artigo é composto por muitos itens (imagens, textos, etc...). Cada um desses itens é um "Hit" enquanto que um artigo é um "View".


É fácil se pensarmos, por exemplo, como se fosse uma biblioteca. Uma pessoa entra na biblioteca (1 visita) e pega em 5 livros (5 views). Enquanto está a segurar nesses livros, ele abre um deles e folheia uma paginas, vendo o seu conteúdo (cada 1 texto e cada 1 imagem vistos conta para individualmente para o número de "hits"), assim vamos calcular para aí uns 30 "hits".

Então que valor devemos considerar para estudar o impacto do nosso Blog ou pagina ?

Isso depende do uso que queremos dar a essa informação. Se estivermos interessados em Marketing, lutando por "números" e publicidade, então contam os "Hits". Contudo, se estivermos a usar as Estatísticas para claramente identificar quantas pessoas nos visitam, percentagens e o impacto que tem o nosso Blog/Página usaremos "Views" e "Visits". Os "Hits" podem sempre ser inflacionados artificialmente, adicionando mais uma quantas imagens a um artigo, por exemplo. "Visits" e "Views", contudo, representam pessoas a entrar no nosso Blog e o número de artigos que vêem, que é muito mais útil para analisar tendências.


.

Sem comentários: