casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

[ Ilya Totoi ] e, mesmo esse, foi-se,,,,



Este post vem dizer ao Mundo que devemos ser a única equipa que nunca integrou um imigrante nas nossas equipas, não porque não o tenhamos tentado, mas porque infelizmente parece que "não deu".
Vemos outras equipas que têm ingleses, ucranianos, brasileiros, romenos, holandeses, alemães, espanhóis, angolanos, kosovares, e jogadores de outras nacionalidades. Nós, só mesmo prata da casa.
Há uns meses fui jogar o Torneio do Banco Santander e na 1ª sessão emparceirei com um espanhol que trabalhava no Banco Santander- Lisboa. Empatei, e no final estivemos um pouco à fala. Soube que em Espanha jogava xadrez, e que não era principiante, pois conhecia já umas coisas (aberturas, finais, etc). No tempo em que ia estar em Portugal em comissão de serviço gostaria de jogar num clube Lisboeta. Nem de propósito, no torneio jogava o Solha Santos que certamente ganhou mais um membro para o Alekhine. Nós,nada ...!!!
A nossa procura chegou ao ponto de realizar (como é fino agora dizer-se ;) ) um workshop no extinto Café Kabab, aí há uns 5 anos, onde convidávamos os Ucranianos a vir beber umas imperiais e jogar um pouco. É de referir que esse evento chegou a ter publicados anúncios em Ucraniano nos jornais regionais. Se bem me lembro, apareceram um ou dois, mas pouco mais sabiam que mexer as peças.
Há cerca de 2 anos, fizemos uma promoção no principal Centro Comercial de Santarém e tivemos umas mesas montadas para quem quisesse jogar.
Apareceu alguma rapaziada que sabia mexer as peças, um velhote inglês (para aí com 80 anos) que sabia jogar, e um romeno chamado Ilya Totoi.
Durante o tempo que durou esse evento, o Ilya era visita assídua das mesas e jogava jogo atrás de jogo, enquanto houvesse adversário. Lá nos explicou que estava desempregado e que ia fazendo uns biscates de construção civil e canalização até arranjar um emprego mais ou menos fixo. Aguardava a entrada da Roménia para a CEE para legalizar a sua situação. Pouco mais sabíamos dele...
Ainda lhe demos boleia para alguns torneios (Benedita, Coimbra, Lourinhã) onde foi inscrito pela equipa da Casa do Xadrez. Num torneio disputado na Benedita, ainda realizou uma boa classificação; 5º, 8º ou assim o que o levou a pensar que o nível do xadrez português era o daquele torneio :)
Claro que se enganou, e depois em Coimbra levou umas "porradas" para aprender, mas o que é facto é que jogaria aí para 1500/1600 pts ELO.
Estávamos mesmo a contar com ele para integrar uma equipa B para disputar a 3ª divisão.
Víamos no Ilya um interesse em melhorar o seu nível de jogo, o que nos poderia aportar uma mais valia para a competição, além de podermos contar com ele para todos os jogos, o que é raro hoje em dia.
Um belo dia, assim como apareceu, desapareceu...
Ligamos umas vezes para ele para ver se queira ir jogar um torneio, mas do outro lado do telemóvel, ninguém respondeu. Atribuímos isso ao Ilya ter arranjado trabalho.
Nunca mais soubemos dele.
Até que há cerca de um mês demos com o nome dele no Torneio do Barreirense, integrado salvo erro no Moitense ou C.X. Moita onde conseguiu uma classificação a meio da tabela.
Boa sorte para o Ilya, que continua com o bichinho do xadrez.
Nós, é que mais uma vez não conseguimos integrar na nossa equipa alguém que não resida na zona de Santarém.
Pouca sorte a nossa !!!

PS: Na última foto acima, do lado esquerdo está um veteraníssimo do xadrez em Santarém - Sr. Eurico Seco - e do lado direito está o Ilya.


..

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou para ver o que vai suceder à Casa do Xadrez quando a FPX exigir que para um clube militar na 2ª divisão tenha de ter inscrito um imigrante!!
Se conseguirem resolver esse problema vão ter de se adaptar quando eles exigirem tb a presença de 1 gay!! AHAHAH

ElToreroBombero disse...

Acrescentei a foto do Ilya Totoi !