casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 9 de março de 2019

Carlos Nascimento - "Divagando no tabuleiro - Do Café Portugal à Casa do Xadrez"

Image result for carlos nascimento foto casa do xadrez


Entrevistámos Carlos Nascimento sobre a sua mais recente obra literária: o livro entitulado "Divagando no tabuleiro - Do Café Portugal à Casa do Xadrez" .


« Aceite o desafio, embora não haja muito mais a dizer do que está no livro, posso acrescentar que a ideia de fazer algum tipo de compilação, quanto mais não fosse para meu gozo pessoal, já germinava há algum tempo, pois muitas partidas haviam sobrevivido ao passar das luas, embora outras "giras" e até, atrevo-me a dizer, com algum valor académico, digamos assim, se perderam, particularmente quando da mudança de casa!
A ideia de "livro" só surge após a morte do Manuel Martinho, quando considerei que, apesar do muito bom nível que o xadrez ribatejano atingiu, não existia praticamente nada que pudesse ficar para a posteridade que atestasse esse facto!

Para além disso, em 2016, festejámos com exuberância a subida á 1ª Divisão e participação no respectivo Campeonato Nacional, sendo que para mim, era, ao longo de quarenta anos - 1976-2016, o décimo Campeonato Nacional da 1ª Divisão, portanto, mais uma razão para justificar o papel e a tinta! 

Não pensei, na altura, que me desse tanto trabalho, pois, para além de selecionar as partidas, pois nem todas (vitórias e derrotas) tinham qualidade suficiente, pelo menos segundo os meus critérios, havia que conjugar as minhas análises da altura, tanto quanto me lembrasse, com as análises actuais de programa informático, para o trabalho poder ter mínimos de qualidade para quem o lesse!

Pior ainda foi tentar recordar pequenas histórias que complementassem o conteúdo principal, pois, confesso, a minha memória já vai pregando partidas, particularmente a nível do espaço/tempo desses acontecimentos!

Mas, após praticamente um ano, lá surgiu a "obra", que, com alguma surpresa, foi bastante bem recebida por todos os amigos que jogam comigo, mas também por outros amigos do xadrez e até por pessoas não muito ligadas ás lides, tendo inclusive sido desafiado para uma eventual 2ª edição, pasme-se! Reconheça-se que muito desta reação positiva se ficou a dever ao amigo Pedro Vinagre ao postar o livro no Facebook!

Quanto á ideia duma reedição, não a ponho de parte, mas exigirá mais algum esforço, pois não tenho dúvidas que haverá melhorias a fazer a vários níveis - aspecto gráfico, pequenas gralhas minhas e da tipografia, alguma melhoria de análise, etc., mas, fundamentalmente a nível de documentação histórica, que, penso, haverá bastante nos arquivos da Federação que ainda estão encaixotados!

Portanto, a pensar nessa eventualidade, será após a Federação conseguir "trabalhar" esses arquivos, pois, tais documentos são, sem dúvida , mais importantes para a posteridade do que as partidas!

Não posso deixar de aproveitar este espaço para incentivar os todos os amigos, não só a verem algumas partidas, pois aprende-se sempre alguma coisa e algumas penso que são bastante didáticas, sem qualquer vaidade subjacente, pois, a idade vais-nos "curando" de muita coisa e vai-nos "adoecendo" doutras, mas também a pensarem seriamente em compilar as suas memórias, que serão muitas, tenho a certeza, pois é sempre um trabalho aliciante!

E mais não digo, pois a missiva já vai longa, agradecendo ao Miguel  esta oportunidade e esperando que consiga reactivar o "blog" com a qualidade a que nos habituou! 

Abraço a todos! »



Aqui fica novamente, o link para o post sobre o livro :  http://casadoxadrez.blogspot.com/2019/01/livro-divagando-no-tabuleiro-do-cafe.html

.

Sem comentários: