casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CONHECER POMBAL à boleia de um xeque-mate


A recém-criada Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal realiza entre os dias 18 de Fevereiro e 28 de Abril o “I Torneio de Xadrez FIDE Nocturno Marques de Pombal / JRSF, Lda.”.  O projecto assenta na vertente cultural e, como tal, no decorrer do evento, jogadores e população podem fruir da exposição de pintura do artista plástico Miguel Bastos.
Miguel Bastos é natural de Coimbra cidade a que tem permanecido ligado. Foi após ter frequentado o curso de Engenharia Mecânica que a sua atividade artística se começa a diversificar. Ao lado do desenho, ocupavam-no a pintura a óleo, o baixo-relevo policromático e  a escultura em madeira e pedra. As suas primeiras exposições individuais datam de 1982. Concluiu o curso de Artes Visuais na ARCA em Coimbra e mais tarde a Licenciatura em Escultura. Está representado em diversas colecções privadas e na igreja de Vieira de Leiria. É professor de Educação Visual e de Oficina de Artes desde 1990.
O artista não ficou indiferente ao evento e disponibilizou-se para oferecer uma tela, alusiva ao torneio, da sua autoria, ao primeiro classificado.



 Trabalho da autoria de Miguel Bastos que será entregue ao primeiro classificado



Também Raquel Fradique vai brindar o melhor veterano com uma obra sua e também Sérgio Feijão com as suas esculturas. A perfumaria Balvera confirma a presença com a oferta de perfumes aos cinco primeiros classificados. Rolls Beer, habitual apoiante das iniciativas de xadrez, brinda os primeiros classificados com a cerveja artesanal.
Sendo o objectivo da oficina divulgar as gentes, cultura, arte e costumes do concelho, foi criado o prémio “Gastronomia”, dando possibilidade, aos três primeiros classificados, de degustar uma refeição no restaurante VINTAGE. Também a Filinata se associou ao evento com os afamados pastéis de nata, que aliciarão as partidas, nas mesas de jogo.
O evento conta também com o designado “Prémio Literário”. Nesse âmbito, José Adalberto, autor de “A Cor do Poema”, oferece livros aos cinco melhor classificados e um ao melhor veterano. A obra conta com ilustrações da pintora pombalense Lídia Carrola.



 Prémio Literário: Livro de poemas de José Adalberto, com pinturas de Lídia Carrola


No dia 28 de Abril (data ainda sujeita a confirmação), Pombal será palco de um leilão de arte, com obras de Miguel Bastos, Raquel Fradique (pintura) e Sérgio Feijão (escultura).
O torneio decorrerá a partir das 19horas,  nas instalações do Restaurante Taberna Pombalina, na Rua de Leiria, já bem conhecida da família xadrezista pela sua chanfana. No decurso das actividades, estarão disponíveis inúmeros petiscos.
A Oficina Xadrezista & Cultural agradece a Cristiana Moreira Oliveira, proprietária do espaço,  pela cedência das instalações para o evento, local onde muito se tem feito pela cultura local.








in Por - 4 Fev, 2016

Autor: Pombal Jornal  
.

Sem comentários: