casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

“Meu sonho é fazer uma partida de xadrez com o presidente”



Erikson Roberto Maurício Soares conhecido entre os jogadores de xadrez como Tubarão, é o campeão africano da modalidade, que com apenas 13 anos, sagrou-lhe o mais novo campeão júnior em Angola.
Actualmente com os 23 anos, Tubarão ostenta na sua galeria 31 taças e 19 medalhas. O atleta que está a preparar-se para ser o primeiro mestre de xadrez no país, tem ainda um projecto denominado Xeque Mate, programa que visa formar crianças na prática da modalidade, o que segundo Erikson Soares, vai contribuir no desenvolvimento mental dos formandos.
A iniciativa desenvolvida há três anos, já está implementada em 14 escolas de Luanda. “Visa aumentar o nível cultural dos nossos jovens de modo a desenvolver as suas capacidades cognitivas, atenção, memória e concentração, que possa compor de certa forma o melhoramento de quadros que o nosso país precisa”, diz.
“Os responsáveis das mesmas escolas têm louvado o trabalho que temos feito, pois é notável a evolução dos miúdos. Com este projecto vamos formar a Academia os Tubarõezinhos de modo a dar continuidade na área, porque a base é fundamental. Vê que antes de eu ganhar o campeonato africano, Angola estava há uma década sem ganhar, e eu quebrei o jejum e acho que devemos trabalhar para dar continuidade da obra”, coloca.
O jogador, que acabou de trocar o seu clube Primeiro de Agosto pelo Progresso do Sambizanga, diz que não há grande motivos nesta mudança de equipa. “A vida é feita de escolhas e eu fiz a minha. Não é o dinheiro, também não são as propostas, é apenas uma escolha que decidi fazer”, justificou Tubarão que também está a escrever um livro de auto-motivação, com o titulo de “Meu Eu”.
“É um livro que estou a trabalhar em parceria com um amigo, Gelson Félix, vai ser um livro de auto-motivação”, adiantou.

As escolhas de Erikson Soares

Livro –  A Lei da Atracção, de Michael J. Losier. “O livro aborda exactamente até onde a mente humana pode chegar. Foi uma oferta de um atleta moçambicano durante um campeonato em Moçambique, ele ficou admirado com a minha capacidade de análise e ofertou-me. O livro ajudou-me a ter pensamentos positivos”.
Lugar – Cairo. “Estive lá duas vezes, em 2008 e 2011, em jogos, tive a oportunidade de entrar nas pirâmides e aprendi muito sobre o passado do Egipto. Penso que os nossos antepassados foram mais inteligentes. Por exemplo, tu olhas para a pirâmide, aquela construção feita há longos anos por pedra e sem arquitectos naquela altura, é algo inexplicável”, diz admirado e completa: “Tem um povo que acredita bastante naquilo que fazem. E tu quando acreditas, é a chave de tudo”.
Personalidade –  José Eduardo dos Santos . “Admiro bastante o nosso presidente, engenheiro José Eduardo dos Santos, primeiro por ser o arquitecto da paz, depois por controlar e gerir o país durante este tempo. Penso que não é fácil ter esta calma na tomada de decisões. Tal como no xadrez, penso que os mesmos erros que cometes no xadrez são os mesmos que cometes na vida. Há posições em que tens de fazer escolhas e estas escolhas podem ser boas ou más. Mas tens de fazer. Considero-o uma pessoa estrategicamente muito forte e, sinceramente, é um dos meus sonhos fazer uma partida de xadrez com o Presidente da República”, idealiza.

in Rede Angola

Sem comentários: