casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 14 de maio de 2011

The Problemist com José Vinagre



Numa das noites tertulianas da Casa do Xadrez, calhou em conversa o facto do pai do Pedro Vinagre ainda se manter activo na arte de fazer problemas de Xadrez. De tal forma é bom em tal actividade que mantém ainda hoje correspondência com as principais publicações mundiais que tratam do problemismo !

Assim, lançei-lhe o desafio: escrever uns artigos ou crónicas sobre tal tema. Aqui fica a primeira que espero, de várias. Isto é mais uma pérola do Xadrez Nacional e em particular do Xadrez de Santarém - mais uma !

Mantenho tal e qual o texto que o Pedro Vinagre me enviou por email, para não se perder nada da emotividade e romantismo do mesmo...


« Caro Miguel

Conforme te falei na passada sexta-feira o meu pai tem mantido a sua actividade de composição de problemas de xadrez.
Desta forma mantem correspondência com algumas das principais publicações mundiais que tratam de problemismo escaquístico, entre elas destaca-se o The Problemist, publicação da The British Chess Problem Society, fundada em 1918.
Esta publicação é a mais renomada da especialidade em todo o Mundo.
O nível de exigência desta publicação é muito alto, uma vez que recebem mensalmente inúmeras novas composições de todo o Mundo e apenas muito poucas merecem ser publicadas.
O meu pai tem mais de cinquenta problemas seus publicados, alguns premiados ou com menções honrosas.

O The Problemist noticia na sua edição de Março a realização de mais um concurso de solucionismo, onde participam os melhores e mais reputados solucionistas mundiais, trata-se do Winton Capital British Chess Solving Championship.
Para o concurso deste ano foram selecionados 13 problemas incluindo um de autoria de José Vinagre (MN), um mate ajudado em quatro lances com duas soluções (condição admitida e até obrigatória para problemas de mate ajudado).
Apresentaram-se muitos solucionistas dos quais foram selecionados trinta, dos quais destaco o conhecido Britânico, John Nunn e o Belga Eddy van Beers outro dos mais cotados.
Venceu John Nunn que juntou este título, o Winton Capital British Chess Solving Championship, aos títulos Mundial, Europeu e internacional, uma espécie de Grand Slam do solucionismo, um feito de grande relevo.
Cada competidor dispunha de 230 minutos, quase 4 horas para completar a prova.
Como se pode verificar no quadro (pág.49) onde figuram os vinte primeiros classificados, cada coluna corresponde à pontuação obtida na solução de cada problema proposto, sendo que 0 corresponde à não solução, 5 corresponde à solução completa e 2,5 são atribuídos a quem resolva o problema de forma incompleta.
A nona coluna correponde ao problema autoria de José Vinagre e, como se pode comprovar, apenas um dos vinte competidores encontrou parcialmente a solução, sendo relevante que o campioníssimo John Nunn, que terminou a prova com apenas 183 minutos gastos, pelo que podia ainda tentar nos quase 50 minutos restantes resolver o problema.
Simplesmente desistiu.
Terá desistido por se sentir impotente perante a dificuldade ?
Nunca saberemos.
Relevante é mesmo que a elite do solucionismo mundial, se tenha curvado à composição do Mestre José Vinagre, sendo o seu problema o único que não foi resolvido por nenhum dos participantes.
Facto verdadeiramente notável.

O problema propriamente dito só será publicado numa futura edição do The Problemist, mas eu penso que ainda hoje te poderei enviar um ficheiro com a posição e respectiva solução, uma vez que não quero que alguém queime os neurónios à procura da solução.

Junto três anexos

Na capa
"Nenhum solucionista pontuou 100%, especialmente devido a um difícil H#4 (mate ajudado em quatro lances) de José Vinagre que ninguém resolveu na totalidade."

Página 48
"...com o ajudado de Vinagre devastando os campos, de tal forma que os 2,5 pontos de van Beers foram os únicos pontos obtidos neste problema!"

Página 49
Quadro com as pontuações obtidas em cada problema proposto


Um abraço. »



Publicarei os anexos e soluções em breve...

Quero deixar-vos a pensar neste email um pouco....




por Miguel Barriga
Email de Pedro Vinagre

Sem comentários: