Numa das noites tertulianas da Casa do Xadrez, calhou em conversa o facto do pai do Pedro Vinagre ainda se manter activo na arte de fazer problemas de Xadrez. De tal forma é bom em tal actividade que mantém ainda hoje correspondência com as principais publicações mundiais que tratam do problemismo !
Assim, lançei-lhe o desafio: escrever uns artigos ou crónicas sobre tal tema. Aqui fica a primeira que espero, de várias. Isto é mais uma pérola do Xadrez Nacional e em particular do Xadrez de Santarém - mais uma !
Mantenho tal e qual o texto que o Pedro Vinagre me enviou por email, para não se perder nada da emotividade e romantismo do mesmo...
Assim, lançei-lhe o desafio: escrever uns artigos ou crónicas sobre tal tema. Aqui fica a primeira que espero, de várias. Isto é mais uma pérola do Xadrez Nacional e em particular do Xadrez de Santarém - mais uma !
Mantenho tal e qual o texto que o Pedro Vinagre me enviou por email, para não se perder nada da emotividade e romantismo do mesmo...
« Caro  Miguel
Conforme te falei na passada sexta-feira o meu pai tem mantido a sua actividade de composição de problemas de xadrez.
Desta forma  mantem correspondência com algumas das principais publicações mundiais que  tratam de problemismo  escaquístico, entre elas destaca-se o The  Problemist, publicação da The British Chess Problem Society, fundada em  1918.
Esta  publicação é a mais renomada da especialidade em todo o  Mundo.
O nível de  exigência desta publicação é muito alto, uma vez que recebem  mensalmente inúmeras novas composições de todo o Mundo e apenas muito  poucas merecem ser publicadas.
O meu pai  tem mais de cinquenta problemas seus publicados, alguns premiados ou com menções  honrosas.
O The Problemist noticia na sua edição de Março a realização de mais um concurso de solucionismo, onde participam os melhores e mais reputados solucionistas mundiais, trata-se do Winton Capital British Chess Solving Championship.
Para o  concurso deste ano foram selecionados 13 problemas incluindo um de autoria de  José Vinagre (MN), um mate ajudado em quatro lances com duas soluções (condição  admitida e até obrigatória para problemas de mate ajudado).
Apresentaram-se muitos solucionistas dos quais  foram selecionados trinta, dos quais destaco o conhecido Britânico, John  Nunn e o Belga Eddy van Beers outro dos mais cotados. 
Venceu John  Nunn que  juntou este título, o Winton Capital British  Chess Solving Championship, aos títulos Mundial, Europeu e internacional, uma  espécie de Grand Slam do solucionismo, um feito de grande  relevo.
Cada  competidor dispunha de 230 minutos, quase 4 horas para completar a  prova.
Como se  pode verificar no quadro (pág.49) onde figuram os vinte primeiros classificados,  cada coluna corresponde à pontuação obtida na solução de cada problema proposto,  sendo que 0 corresponde à não solução,  5 corresponde à solução completa e  2,5 são atribuídos a quem resolva o problema de forma  incompleta.
A nona  coluna correponde ao problema autoria de José Vinagre e, como se pode comprovar,  apenas um dos vinte competidores encontrou parcialmente a solução, sendo  relevante que o campioníssimo John Nunn, que terminou a prova com apenas 183  minutos gastos, pelo que podia ainda tentar nos quase 50 minutos restantes  resolver o problema.
Simplesmente desistiu.
Terá  desistido por se sentir impotente perante a dificuldade  ?
Nunca  saberemos.
Relevante é  mesmo que a elite do solucionismo mundial, se tenha curvado à composição do  Mestre José Vinagre, sendo o seu problema o único que não foi resolvido por  nenhum dos participantes.
Facto  verdadeiramente notável.
O problema propriamente dito só será publicado numa futura edição do The Problemist, mas eu penso que ainda hoje te poderei enviar um ficheiro com a posição e respectiva solução, uma vez que não quero que alguém queime os neurónios à procura da solução.
Junto três anexos
Na  capa
"Nenhum  solucionista pontuou 100%, especialmente devido a um difícil  H#4 (mate  ajudado em quatro lances) de José Vinagre que ninguém resolveu na  totalidade."
Página 48
"...com o  ajudado de Vinagre devastando os campos, de tal forma que os 2,5 pontos de van  Beers foram os únicos pontos obtidos neste problema!"
Página 49
Quadro com  as pontuações obtidas em cada problema proposto
Um abraço. »
Publicarei os anexos e soluções em breve...
Quero deixar-vos a pensar neste email um pouco....

por Miguel Barriga 
Email de Pedro Vinagre
Email de Pedro Vinagre

Sem comentários:
Enviar um comentário