casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Desvio de dinheiros público na Associação de Xadrez de Lisboa !

http://aladerei.e-xadrez.com/wp-content/uploads/2010/03/AX-Lisboa.bmp


A toda a comunidade xadrezista (de norte a sul do país e ainda na região dos Açores) :

"houve peculato, abuso de confiança, fraude e tentativa de ocultação de prova"

As palavras escritas em cima são da autoria do actual presidente da Associação de Xadrez de Lisboa (senhor Luís Alves),acerca de situações passadas na direcção anterior da A.X.Lisboa (que o mandato findou em Outubro de 2010) onde ele era o tesoureiro!

Infelizmente estão a passar-se situações demasiado graves no seio da Associação de Xadrez de Lisboa, que em nome da transparência e da verdade passo a divulgar :
O presidente da Associação de Xadrez de Lisboa decidiu excluir-me (sem me dar conhecimento) da equipa de trabalho que eu próprio reuni no final da época transacta,e da qual sou o vice-presidente.

Foi-me retirado o acesso ao site (que em tempos um grande senhor chamado António Russo construiu de raiz a meu pedido) que eu actualizava (com a ajuda do senhor António Russo),através da alteração da password por parte do presidente da Associação de Xadrez de Lisboa.

No próprio sítio oficial da AXL, de uma forma prepotente, foi excluído o meu nome dos cargos sociais,sem que eu me tenha demitido ou tenha sido excluído em qualquer assembleia geral.
O Senhor Luís Alves fez questão de me excluir, tendo para o efeito colocado todas as pessoas do grupo de trabalho contra mim,por eu me ter insurgido contra determinadas situações de diversos desvios de dinheiros dos associados da AXL.

Estou à disposição da justiça Portuguesa neste processo,não obstante ainda hoje ter recebido ameaças de morte em chamadas anónimas, para além de dois sms (também debaixo do anonimato) que já foram entregues na esquadra da Policia de Segurança Publica da Gare-Oriente.

Os problemas com o Senhor Luís Alves iniciaram-se quando este relatou (talvez por descuido!), em plena reunião da direcção que se tinham verificado na direcção anterior, (de que ele era o tesoureiro!) comportamentos inadequados da anterior presidente da direcção da Associação de Xadrez de Lisboa (senhora Maria Armanda Plácido) quanto à utilização da conta de depósitos à ordem da A.X.Lisboa.


http://lh3.ggpht.com/_ldvJbFBYSpU/St8PTmpdoaI/AAAAAAAAAvQ/ewbCl-xqyNI/Armanda%20Pl%C3%A1cido%20Lisboa%20(2)%5B3%5D.jpg

Maria Armanda Plácido

(também referida nestes emails como MAP)



Perante a troca de emails aberta pelo senhor Luís Alves (para se vitimizar perante os demais membros da direcção), afirmando que ia sair da A.X.Lisboa,desencadearam-se discussões extremas onde houve excessos de linguagem da minha parte, nomeadamente com textos que escritos de “cabeça quente” por mim (com um lamentável vernáculo utilizado) para com alguns dos meus colegas de direcção, dos quais me desculpei posteriormente.
Na falta de razões válidas para me "afastar" da direcção da AXL, o senhor Luís Alves invoca outras razões (nomeadamente a troca de e-mails com outros membros da direcção) menos aceitáveis da minha parte, mas que nada estão relacionados com o meu trabalho na direcção da Associação de Xadrez de Lisboa,nem com qualquer situação gravíssima da minha parte, semelhantes ás que o referido senhor viveu no seu tempo de tesoureiro da direcção anterior!
O Senhor Luís Alves e todos os colegas de direcção deviam pensar no que estão a fazer, dado que, estão a esconder da comunidade xadrezista, factos e comportamentos de carácter disciplinar e criminal.
Os demais directores da instituição consideram atitudes não aceitáveis a passagem de informação interna para o exterior da minha parte,solidarizando-se com o senhor Luís Alves.

Mas quais são essas informações?

São confidenciais ou secretas que os xadrezistas não podem conhecer?

Ou destinam-se a proteger alguém?

Estamos a falar de desvios de dinheiro públicos que a Associação de Xadrez de Lisboa recebe do IDP por intermédio da Federação Portuguesa de Xadrez ,e isso é crime!!
Estou à espera que o presidente da direcção da Associação de Xadrez de Lisboa venha pedir a instauração de um processo disciplinar para me irradiar do xadrez (conforme me foi ameaçado posteriormente) ,devido a todo o mal que eu tenha feito contra esta modalidade que eu amo e que jamais me serviria dos dinheiros da mesma em usufruto próprio.

Pelo menos aí poderei defender-me e não ser excluído nas minhas costas sem qualquer aviso sequer!
Não só não tenho culpa nenhuma pelos desvios de dinheiro,como sou o primeiro a denunciar estas situações por não me rever nas mesmas!

Todas as situações gravíssimas que se estão a passar na Associação de Xadrez de Lisboa,devem ser denunciadas e investigadas disciplinar e criminalmente.
Agora compreendo muito bem porque o senhor Luis Alves me dizia o que dizia do Senhor Francisco Vieira e do senhor Carlos Sirgado.

Eles afinal sempre tiveram razão neste tempo todo!

Agora compreendo o porquê do senhor Luís Alves ter recusado mostrar a contabilidade ao Ginásio Clube de Odivelas na Assembleia Geral da Associação de Xadrez de Lisboa de 27 de Maio de 2010!

Agora compreendo o porquê do Senhor Francisco Vieira defender uma auditoria externa às contas da Associação de Xadrez de Lisboa.

Agora compreendo o porquê do Ginásio Clube de Odivelas ter votado contra as contas na Assembleia Geral de 31 de Maio de 2010.

Agora compreendo tudo,mas compreendi tarde e hoje sinto-me muito envergonhado de ter criticado com veemência os autores destas suspeições que agora se comprovam serem realidade!
Termino dizendo que pedi ao Senhor Francisco Vieira que divulgue o e-mail que enviado pelo senhor Luís Alves na Ala de Rei,tal como estejam a vontade todos que o quiserem divulgar esta situação nos seus blogues e sítios de xadrez.
Envio este e-mail para a Federação Portuguesa de Xadrez em endereço visível e em bcc para 500 e-mails de xadrezistas.

Em anexo vai um print screen de um dos e-mails do senhor Luís Alves.


O e-mail completo podem ler aqui .


Cumprimentos a toda a comunidade xadrezista
Rúben Elias

http://www.josephayi.com/blog/wp-content/uploads/2009/02/chess.jpg

6 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o ditado: Mais vale tarde do que nunca! Finalmente o Rúben Elias abriu os olhinhos. Então agora, a crítica e os críticos e o pessoal do Lusoxadrez já têm razão? Não foi por não ter sido avisado quando ia de câmara em punho fazer perguntas ingénuas para a AXL. Congratulo-me por finalmente ter agora percebido quando foi avisado que diálogos quando as pessoas estão de má fé são infrutíferos e uma total perda de tempo. Já estava á espera que os acontecimentos lhe rebentassem na cabeça. Não deu ouvidos, agora aí tem o resultado! Os outros é que eram loucos e os críticos era só dizer mal e ataques anónimos cobardes. Já agora só mais uma coisa: Quando afirma que fez queixa na polícia por ter recebido ameaças de morte, digo-lhe mais uma vez que um xadrezista nunca diz aos seus oponentes, que ainda por cima não conhece que acções fez ou deixou de fazer. Isso é por sistema um mau princípio.
Só agora é que descobriu que havia abuso de confiança, peculato e roubo? Então porque é que acha que eles vão para esses cargos, malta que de xadrez pouco ou nada percebem? Basta ver os nomes nas listas! Basta ver as caras, os videos e o modo como falam ou ajem! Depois eram aqueles que falaram em maçãs podres é que eram loucos e diziam mal? Inscreva-se num curso de crescimento e maturidade pessoal que ainda vai a tempo e não perca tempo com perguntas ingénuas feitas a medíocres de má fé. Deixe-os no seu pântano de mediocridade e abandone esse lodo, que vai ver que será mais feliz.

Anónimo disse...

Bem... ao pé deste diabo de gaja chamada MAP, o Zé Bomba do Bombarral é um santinho ! :O

Rúben Elias disse...

Caro anónimo 1,boa noite.

Eu fui sempre um Lusoxadrezista durante o tempo que esse fantástico forum existiu.

O próprio senhor António Russo pode desmentir-me aqui se é verdade ou não que eu várias vezes o pedi para reactivar,pela sua importância original.

Qualquer referência minha a desapropriados comentários na Lusoxadrez,devem-se ao uso dos pseudónimos (como aqui infelizmente existem demasiados anónimos!)que acabaram com a opinião livre e assinada dos xadrezistas.
Esta minha opinião pessoal foi passada várias vezes telefonicamente ao senhor Russo.

Assim sendo,desculpe-me,mas não posso concordar com esta sua frase de :
"os críticos e o pessoal do Lusoxadrez já têm razão?"

Sem outro assunto.
Rúben Elias

Jose Paulino disse...

Os meus parabéns pela coragem do Ruben Elias ao denunciar estas situações e a assumir que esatva errado em relaçao ao Vieria e ao Sirgado! Só um HOMEWM com letra grande o faria! Quanto a enviar um mail para a FPX acho que não vai ter resposta! essa casa parece não ter ninguem responsavel! enviei um mail a perguntar acerca do Torneio de HONRA, há cerca de dois meses atrás e ainda estou a espera de resposta! afinal andam a ganhar o ordenado para que??

Jose Paulino disse...

Parabéns pela coragem denuncia destas situações Rúben! E pela sensatez de reconhecer que as opinioes do Vieria e do Sirgado eram as corretas! Só um Homem com letra grande o faria! Parabens! Se fossem todos assim o xadtez andava melhor! Agora se fores mandar um mail para a FPXadrez não te fies muito na resposta! MAndei um mail para a FPX ha dois meses acerca do torneio de honra e ainda estou a espera de resposta! Afinal aquela gente está lá a ganhar um ordenado para que???

Antonio Vítor disse...

Mas quem é anda no gamanço?